EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Microsoft apresenta ferramentas para adaptar apps do Android e iOS para o Windows 10

O presidente da Microsoft, Satya Nadella, durante a conferência
O presidente da Microsoft, Satya Nadella, durante a conferênciaFotografia © REUTERS/Robert Galbraith
ATUALIZADA com links para vídeos. A ideia é facilitar a adaptação das suas aplicações, de forma a capturar mais programadores e utilizadores para o "ecossistema" Windows.
A Microsoft apresentou hoje novas ferramentas de programação com o objetivo de facilitar a transposição de apps dos sistemas Android e iOS para o novo Windows 10. Veja AQUI os vídeos deste Microsoft Build.
Durante a conferência Build, que decorre em São Francisco, foram apresentadas novas versões de Java e C++ para Windows, bem como a linguagem Objective C, este último um código pensado especialmente para a conversão de apps para iOS (Apple).
Segundo o site especializado Windows Central, muitos dos atuais utilizadores de Windows Phone estão já a utilizar o Objective C sem o saberem: a versão para os smartphones da Microsoft do famoso jogo Candy Crush foi adaptado da versão iOS utilizando este código.
Scott Hanselman, diretor de projeto para a Web e dispositivos móveis, fala da adaptação das apps Android
Scott Hanselman, diretor de projeto para a Web e dispositivos móveis, fala da adaptação das apps AndroidFotografia © REUTERS/Robert Galbraith
Ainda a pensar nos programadores, também existe a partir de agora uma forma simples de adaptar os programas .NET e Win32 (tradicionais para correr no "desktop" do Windows) em apps "modernas", compatíveis com Windows 10 em todas as suas versões. A Adobe assumiu que isso mesmo acontecerá aos seus programas Photoshop e Premiere Elements.
O Windows 10, a ser lançado após o verão, permitirá criar "apps universais", que correm tanto em computadores como tablets e smartphones. Com estas novas ferramentas, a Microsoft procura aumentar a oferta de aplicações para o seu sistema - algo que tem sido apontado como o maior problema do atual Windows Phone.
- Spartan "vira" Edge
Na mesma conferência foi ainda anunciado que o novo 'browser' da Microsoft, até agora designado "Projeto Spartan", virá a chamar-se Edge.
Trata-se de um navegador da Internet que acabará por substituir o Internet Explorer e que promete maior velocidade de navegação. Além disso, inclui ferramentas específicas, como a possibilidade de tirar notas "à mão" (com caneta eletrónica) em qualquer página web, bem como a possibilidade de correr extensões, como já faz hoje o Google Chrome.
- Smartphone "vira" tablet
Outra das novidades é a inclusão do "Continuum" no Windows 10 para smartphones. O "Continuum" é o processo através do qual o sistema operativo muda de modo "tablet" para o modo "desktop" quando, por exemplo, se liga um teclado e um rato a um aparelho com ecrã tátil.
Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft para os sistemas operativos, descreve como pretende transformar 'smartphones' em computadores
Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft para os sistemas operativos, descreve como pretende transformar 'smartphones' em computadoresFotografia © EUTERS/Robert Galbraith
Ao integrar o sistema em smartphones, a Microsoft permitirá que aparelhos de maior potência se possam transformar em pequenos computadores funcionais.
- "Hologramas" da Disney e não só
Por fim, foram ainda revelados mais alguns pormenores relativamente ao projeto HoloLens, os óculos de realidade aumentada com que a Microsoft surpreendeu o mundo em janeiro.
Voluntário utiliza uns óculos HoloLens e manipula objetos virtuais com gestos
Voluntário utiliza uns óculos HoloLens e manipula objetos virtuais com gestosFotografia © REUTERS/Robert Galbraith
Foi mostrada a versão tridimensional do menu Iniciar, através do qual os utilizadores do HoloLens podem interagir com o sistema operativo.
Foi ainda anunciado que o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, a AutoDesk e a Disney estão atualmente a desenvolver software para este aparelho da Microsoft, que permite sobrepor "hologramas" no mundo real - o utilizador dos óculos vê o exterior à sua volta e sobre ele surgem gráficos de computador tridimensionais com os quais pode interagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...