EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Salvador

Decisão abrange áreas mais afetadas pela chuva que deixou 15 mortos.
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

Do G1 BA
Deslizamento de terra deixou ao menos quatro mortos na manhã desta segunda-feira (27) na Avenida San Martin, em Salvador (BA) (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)Deslizamento de terra deixou ao menos quatro mortos na manhã de segunda-feira (27) na Avenida San Martin, em Salvador (BA) (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional informou nesta quinta-feira (30) que reconheceu situação de emergência nas localidades que integram as prefeituras-bairro Subúrbio, Cajazeiras, Liberdade, Cabula e Pau de Lima, na capital baiana.
O reconhecimento ocorre em decorrência dos deslizamentos de terra e desabamentos que provocaram a morte de 15 pessoas. A portaria do Ministério da Integração foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.
O profeito de Salvador, ACM Neto, assinou decreto atestando emergência nas áreas afetadas na terça-feira (28). Nesse dia, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoou as áreas afetadas na capital baiana, e reuniu-se com autoridades locai.
De acordo com informações do Ministério da Integração, após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e  solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.
Para solicitar os recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. A forma de repasse das verbas é por meio do cartão de pagamento de defesa civil, que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.
Chuva continua
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) alertou sobre a continuidade das chuvas em Salvador e em outras regiões da Bahia. A temperatura mínima, nesta quinta, na capital baiana é de 22°C e máxima de 28°C.
Segundo o instituto, a previsão é de chuva forte na tarde desta quinta-feira. O tempo chuvoso deve permanecer durante o feriado do Dia do Trabalho, na sexta-feira (1°), e também no final de semana, segundo o Inmet.
"Nós temos um alerta no nosso site porque há previsão de chuva durante todos esses dias, de hoje até domingo. Não há previsão de dias totalmente ensolarados. O solo já está muito encharcado e as situações de alertas ocorrem em caso de continuidade do tempo chuvoso, pois as chuvas podem afetar as estruturas da cidade", explica ao G1 meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria.
Além de Salvador, o Instituto prevê que áreas da Bahia como centro-sul, centro-norte, vale São-Franciscano, sul, nordeste e extremo oeste também podem ser afetados pelo tempo chuvoso. Ainda segundo o Inmet, as chuvas que atingem o estado podem ser seguidas com rajadas de ventos, descargas elétricas e trovoadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...