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quarta-feira, 29 de abril de 2015

Conar investiga promoção do Magazine Luiza que promete condomínio

Órgão recebeu sete reclamações sobre os valores da promoção; um consumidor considerou peça machista

Promoção promete dar condomínios no valor de R$ 1 milhão
Reprodução
Promoção promete dar condomínios no valor de R$ 1 milhão
Sonho de muitos consumidores, a casa própria é o prêmio da mais recente promoção do Magazine Luiza. Em peça publicitária veiculada nos principais meios de informação, a empresa promete dar um condomínio de presente para quem for sorteado. A peça publicitária, no entanto, é alvo das investigações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O órgão informou ao iG ter recebido, desde o dia 20 de março, sete reclamações de consumidores que questionaram os valores da premiação e a veracidade do anúncio, e uma que apontou conteúdo machista na peça. O Conar está investigando as denúncias e o julgamento está previsto para acontecer até o final de maio. Até lá, a propaganda segue sendo veiculada, pois segundo o órgão, não há uma decisão judicial que determinou a retirada do anúncio.
A promoção chamada "Esse condomínio é meu" foi lançada no dia 7 de março deste ano e promete dois prêmios no valor de R$ 1 milhão cada para a compra de condomínios com cinco apartamentos com o custo de R$ 200 mil cada unidade. Os consumidores reclamantes relataram, no entanto, que o valor de R$ 1 milhão, pago em barra de ouro, não é suficiente para comprar um imóvel deste porte.
Veja o comercial:
Na cidade de São Paulo, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), especializada em avaliações e estudos do mercado imobiliário, o valor médio de um apartamento novo (inclui todos os tamanhos) foi de R$ 571,528,40 em 2014.
No regulamento da promoção, o Magazine Luiza diz que o estudo para estabelecer o valor da casa foi “realizado com base no programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e está acima do valor do teto das regiões metropolitanas”.
Em nota enviada ao iG, o Magazine Luiza diz que “todo material publicitário produzido está em conformidade e total obediência às disposições legais e éticas que regulam a atividade publicitária”. A empresa informou ainda que a promoção foi submetida a um “rigoroso processo de autorização perante a autoridade competente”.
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Acusada de machismo
Em uma das oito queixas recebidas pelo Conar, um consumidor julgou a peça publicitária machista. No comercial, durante uma refeição em família, o locutor diz que o Magazine Luiza vai dar um condomínio de casas para o ganhador “fazer o que quiser”. O ator que representa o pai começa a “imaginar” situações como churrasco, piscina e futebol com amigos, quando aparecem mulheres vestidas como líderes de torcida.
A imaginação da "mulher" inclui cabelereiro, manicure e um guarda sapatos. O filho adolecente imagina a si mesmo dentro de uma banheira no meio da casa cercado de amigos e uma mulher de biquíni. Até o cachorro da família imagina a si mesmo ao lado de duas cadelas. 
O Magazine Luiza diz ser ciente que “as pessoas podem interpretar os comerciais conforme seus repertórios de vida, mas em nenhum momento considerou desrespeitar o cliente pois tem em seus valores corporativos o respeito ao  consumidor”, informou em nota.
Veja mais comerciais polêmicos e de gosto duvidoso de 2015:
Consumidor considerou peça machista. Foto: Reprodução
Promoção promete dar condomínios no valor de R$ 1 milhão. Foto: Reprodução
A BRF, dona da marca Sadia, associou a beleza de consumidora ao consumo de linguiça. Foto: Reprodução
Bombril recebeu acusações de racismo após peça publicitário com empregada negra. Foto: Facebook/Reprodução
Os internautas ironizaram a campanha da linguiça Sadia e a ideia de que o produto faz bem à saúde (27/04/2015). Foto: Reprodução/Facebook
Em comercial, presidente da Fogo de Chão garante que serve linguiça da Seara em seus restaurantes há muito tempo. Foto: Reprodução
American Apparel tem anúncio banido por
Nos Estados Unidos, a rede de fast food Carl's Jr lançou uma campanha publicitária de gosto duvidoso para vender hambúrgueres durante os intervalos do Super Bowl (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
O comercial da rede de fast food Carl's Jr mostra uma modelo nua que se delicia com um hambúrguer natural (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
Em um anúncio da GoDaddy para o Super Bowl um filhote de cachorro cai de uma caminhonete e enfrenta vários obstáculos para voltar para a casa (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
O retorno do cachorro para a casa é comemorada pelos seus donos porque eles já haviam vendido o filhote em um site hospedado no GoDaddy (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
O sexy shop alemão Eis divulgou em vídeo um novo vibrador; o tema da campanha são as fantasias sexuais, como uma mulher montada em um hot dog gigante (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
No comercial do Eis, sexy shop alemão, casal tem fantasias sexuais depois que recebe em casa o vibrador comprado pela internet (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
Mulheres em poses sensuais estampam calendário da Tecate, fabricante mexicana de cerveja (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
A Tecate, marca mexicana de cerveja, lançou para 2015 um calendário com mulheres sensuais (janeiro de 2015). Foto: Reprodução
Consumidor considerou peça machista. Foto: Reprodução
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