Por | - Atualizada às
Estão marcados diversos atos ao longo do dia em várias cidades do Brasil. Segurança é reforçada para evitar conflitos
Mulher durante protesto a favor do governo Dilma na Lapa, no Rio de Janeiro. Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO 17.04.16
1/27
Manifestantes já estão nas ruas na manhã deste domingo (17) para fazerem atos a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
No Rio de Janeiro, o palco dos protestos é a praia de Copabana. Um grupo começoi a se concentrar em frente a um carro de som com faixas, cartazes e gritos a favor da presidente. Eles vestiam vermelho, a cor do PT. Por volta de 11h40, as duas pistas da avenida da praia estavam tomadas e eles começaram uma caminhada em direção ao leme. Essa manifestação está marcada para durar até às 13h.
À tarde, movimentos que apoiam o impeachment vão se reunir na orla carica. O policiamento do local foi reforçado.
Os atos contra o processo que pode tirar Dilma Rousseff do poder também foram os primeiros em Salvador, com manifestantes e integrantes do MST reunidos nesta manhã no Farol da Barra.
Já em Belém, as pessoas se vestem de verde e amarelo e se reúnem para pedir a saída de Dilma. O cenário é o mesmo em Franca, interior de São Paulo.
Na capital paulista, um rapaz foi preso ainda de manhã, antes do início dos protestos na Avenida Paulista.
Rapaz é preso antes de manifestações na Avenida Paulista neste domingo (17)
Brasília
Ainda às 11h, manifestantes já se reuniam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, mas o movimento ainda era pequeno. Os pontos que mais atraem os que apoiam o impeachment são o "Mapa do Impeachment", que mostra uma prévia do placar da votação do processo contra Dilma, e o "Muro da Vergonha", com fotos de parlamentares indecisos ou contra o impeachment, que são chamados de traidores da pátria.
No lado sul da Esplanada, há muitas caravanas organizadas pelo setor agrícola e que tentam agitar o local, que ainda tem público longe dos 300 mil esperados pelos organizadores. De acordo com a Polícia Militar, são 3 mil presentes deste lado até por volta de 12h30.
Também segundo boletim da PM, cerca de 6 mil pessoas estão do lado norte da Esplanada, que é o reservado para quem é contra o processo.
A votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados está marcada para as 14h (horário de Brasília). Telões devem exibir a votação em diversos atos espalhados pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário