Informação é da Secretaria de Saúde do município nesta quarta-feira (27). Postos estão com 'baixo estoque' e alguns já não têm mais vacina.
27/04/2016 14h00 - Atualizado em 27/04/2016 20h55
do g1 ba
Vacinação contra H1N1 em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Vacinação contra H1N1 em Salvador
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
O "Dia D" da imunização contra gripe H1N1, não será realizado no sábado (30), em Salvador, como estava previsto pela campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde, porque a cidade está com baixo estoque de doses da vacina. Isso ocorre pela falta de fornecimento da vacina por parte do Ministério da Saúde. A informação foi passada ao G1 pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira (27).
A pouca quantidade de doses da vacina disponível na capital baiana adia o "Dia D", que ainda não tem data para ocorrer na cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, até o dia 30 de maio a ação deve ser realizada. Isso só deve acontecer quando o município receber todas as doses das vacinas para imunizar o público alvo da campanha.
A gestão municipal informou, por meio de nota, que atualizou os dados junto ao Governo Federal para a "urgente reposição das doses". De acordo com a secretaria, quem tem direito a se vacinar deve procurar o posto de saúde para manter-se informada.
Conforme a Secretaria, os postos de saúde que oferecem a vacina estarão fechados no sábado. Das doze unidades distritos da capital baiana, duas já estão completamente sem a vacina. São os distritos Cabula-Beiru, que tem cerca de 20 unidades de saúde, e o distrito Barra-Rio Vermelho, que tem 25 unidades de saúde.
De acordo coma Secretaria, está prevista a chegada de cerca de 80 mil doses entre esta quarta e a quinta-feira (28). Essas vacinas serão enviadas para os postos de saúde de Salvador e a imunização continuará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo a prefeitura, em duas semanas, foram imunizadas cerca de 249 mil pessoas contra a gripe na capital baiana, o que equivale a 40% do público alvo.
Barreiras
A secretaria de saúde do município de Barreiras, no oeste da Bahia, também decidiu suspender o "Dia D" de vacinação contra a gripe H1N1, programado para o sábado (30). De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a iniciativa do cancelamento se deu diante da falta de vacinas na cidade. A segunda remessa de vacina contra a gripe H1N1, com 6.200 doses, chegou em Barreiras na tarde de segunda feira (25), mas acabou na manhã desta quarta-feira.
Durante a campanha de vacinação em todo o país, podem ser vacinadas as pessoas que fazem parte do público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.
H1N1
Gripe A volta a preocupar o país.
sintomas e tratamento
mortes em 2016
vacinação antecipada
dra ana: como se proteger
Nenhum comentário:
Postar um comentário