EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 17 de janeiro de 2015

Como usar o Pixel Bender - Parte 1

Verdade seja dita, raramente ouvimos falar de lançamentos gratuitos da Adobe, então quando aparece alguma coisa que você pode baixar e usar a troco de nada, é bom dar uma olhada. O Pixel Bender plug-in oferece alguns presets, mas, na minha sincera opinião, nada muito útil, exceto pelo Oil Paint Filter, o qual veremos nesse tutorial.
Antes de mais nada você precisa baixá-lo do site da Adobe, instalá-lo e iniciar ou reiniciar o Photoshop. Você então poderá acessa-lo através do menu Filter > Pixel Bender.
Esse plug-in funciona com uma interface de tela cheia onde você pode explorar os presets e fazer seus ajustes enquanto acompanha as alterações antes de aplicá-las.
Essência
Nível: Básico
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtro Pixel Bender
Imagens: www.sxc.hu
Novas habilidades:
Efeitos de pintura digital
1. Smart object
Uma boa ideia é usar o Pixel Bender como Smart Filter, assim você pode reedita-lo se quiser. Clique duas vezes sobre a camada Background, vá a menu Layer > Smart Objects > Convert to Smart Object.
Foto: Reprodução
Passo 1: Smart Filter
2. Brush scale
Agora vá a menu Filter > Pixel Bender > Pixel Bender Gallery. No menu de cortina, selecione a opção Oil Paint. Então podemos passar para os ajustes dos sliders, começe pelo Brush Scale. Quanto maior o valor, mais espessos serão os traços na imagem final. Use um valor baixo para preservar os detalhes originais da imagem.
Foto: Reprodução
Passo 2: Brush scale
3. Cleanliness
O próximo ajuste é o Cleanliness. Ele determina quão “limpos” os traços parecerão. Valores altos são usados para traços mais suaves e limpos, enquanto valores baixos tem mais ruído e granulação. Usei um valor alto, mas você pode ficar a vontade para experimentar os ajustes e criar seu próprio efeito.
Foto: Reprodução
Passo 3: Cleanliness
4. Colorization
Arraste esse slider para a direita e você acrescentará cores mais surreais e um forte brilho. Para dar um aspecto mais real de pintura, arraste-o para a esquerda. Quanto menor o valor menos saturada fica a imagem.
Foto: Reprodução
Passo 4: Colorization
5. Brush Contrast
Esse ajuste basicamente controla a intensidade do traço. Quanto mais alto seu valor, mais forte é o traço. Conforme você reduz, menos visível ele fica. Posicione o slider na primeira metade da linha para um efeito mais sutil.
Foto: Reprodução
Passo 5: Brush Contrast
6. Stylization
Por último, o controle Stylization. Esse slider determina o formato dos traços. Quanto maior o valor, mais longo e fluido é o traço, diminuindo o valor, ele começa a parecer pinceladas impressionistas. O segredo desse filtro está no balanço entre seus ajustes.
Foto: Reprodução
Passo 6: Stylization
7. Máscaras
Note que ao aplicarmos o filtro num Smart Object podemos editá-lo se necessário. Note também que o Smart Filter possui uma máscara. Isso quer dizer que podemos dosar a nível de efeito simplesmente pintando de preto nas áreas que queremos ocultar. Ao usar um pincel com opacidade reduzida, podemos adicionar transparência ao efeito do filtro.
Siga para a parte 2 do tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...