Durante a noite da última segunda-feira (26/1) algumas redes sociais ficaram fora do ar por alguns minutos, as informações coletadas indicam que foram ataques DDoS. Os serviços Facebook, Instagram, Tinder, AIM e Hipchat possivelmente foram alvo de um grupo hacker, o já conhecido Lizard Squad (Esquadrão Lagarto).
O Facebook foi uma das redes mais prejudicadas, a companhia revelou em comunicado que sua operação ficou oscilando durante uma hora. Até o momento a empresa ainda não havia revelado o motivo; a maioria dos brasileiros não presenciou o problema, ele ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (27/1). O Instagram também ficou fora do ar.
Pouco depois o Lizard Squad afirmou que foi responsável pela queda do Facebook, revelando que havia atacado a rede. Porém, a companhia desmentiu o comunicado do grupo hacker, e disse que a rede social passou por falhas internas.
“Isso não foi resultado de um ataque hacker, o problema ocorreu depois que introduzimos uma atualização, que acabou afetando nosso sistema. Logo que o problema foi encontrado nos procuramos pela resolução, e tanto o Facebook quanto o Instagram voltaram 100% ao serviço”, afirmou a empresa em comunicado.
Nenhuma das outras companhia confirmou o ataque hacker; o Hipchat afirmou que foi um problema no servidor, já o AIM nem comentou sobre o assunto. O Tinder brincou sobre o ocorrido, mas não explicou nada aos usuários.
Já fazia algum tempo que o Facebook não ficava fora do ar por tanto tempo, a última vez deixou a rede social sem acesso durante 2h30, a culpa foi de um erro de confirguração. O Instagram também não passava por essa situação há algum tempo, quando fora adquirido pelo Facebook e precisou passar por uma troca de servidores.
O grupo hacker também é conhecido pelos ataques à Sony, quando a PSN ficou fora do ardiversas vezes. No ínicio do mês a polícia britânica até prendeu o jovem Vinnie Omari, suspeito de participar dos ataques.
Fonte: tudocelular.com – http://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n48920/Grupo-hacker-afirma-que-derrubou-o-Facebook-Instagram-e-outras-redes-Facebook-nega.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário