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segunda-feira, 30 de março de 2015

Acidente ocorre em meio a período de greve de pilotos da Lufthansa

Negociação dura mais de 1 ano; greve foi retomada na semana passada.
Avião da Germanwings, da Lufthansa, caiu na França, com 148 a bordo.

Do G1, em São Paulo
 Foto desta secta-feira (20) mostra passageiro da Lufthansa no balcão de check-in: pilotos continuaram greve neste sábado (Foto: AP Photo/dpa, Maja Hitij)Foto desta sexta-feira (20) mostra passageiro da Lufthansa no balcão de check-in: pilotos estavam em greve  (Foto: AP Photo/dpa, Maja Hitij)
A queda do avião Airbus da Germanwings no sul da França ocorreu em meio à retomada da temporada de greve dos pilotos da Lufthansa, dona da companhia área de baixo custo. A marca Germanwings foi lançada em 2013 pela Lufthansa, em uma tentativa de cortar custos e reconquistar passageiros das rivais.
A Lufthansa e os pilotos negociam há um ano o convênio coletivo sem ter chegado ainda a um acordo sobre o sistema de aposentadorias antecipadas, que até agora era totalmente pago pela empresa aos membros do coletivo.
Foto de arquivo de outubro de 2014 mostra um Airbus 320 da companhia alemã Germanwings no aeroporto de Duesseldorf, na Alemanha (Foto: Frank Augustein/AP/Arquivo)Foto de arquivo de outubro de 2014 mostra um
Airbus 320 da companhia alemã Germanwings no
aeroporto de Duesseldorf, na Alemanha
(Foto: Frank Augustein/AP/Arquivo)
A maior companhia aérea da Alemanha quer atrasar a idade de aposentadoria antecipada para as novas contratações e não quer assumir a totalidade de seus custos.
Na semana passada, quando a greve dos pilotos havia sido retomada após dez paralisações em 2014, a Lufthansa afirmou que não poderia aliviar os cortes de custos devido à forte concorrência de rivais na Europa e em outras regiões, mesmo que se veja diante de mais greves de pilotos devido a essas medidas.
Na ocasião, foi cancelada a maioria dos voos de longa distância, mas não os trajetos nacionais ou europeus nem os das filiais de baixo custo Germanwings e Eurowings.
A Lufthansa vem sendo pressionada por companhias aéreas de baixo custo em rotas dentro da Europa e rivais como a Emirates e companhias aéreas da Turquia em rotas longas.
O grupo Lufthansa, composto pelas marcas Lufthansa e a Germanwings, registrou uma queda de quase 11% no lucro em 2014 para 252 milhões de euros (US$ 266 milhões).
Champagne
A Germanwings, que assumiu, na época, a maioria dos voos de curta distância da Lufthansa na Europa, buscava se reposicionar como uma empresa de baixo custo para viajantes de negócios, oferecendo serviços extras como champanhe e um espaço maior para as pernas dos passageiros.
O relançamento da Germanwings fez parte do plano de três anos da Lufthansa para impulsionar o lucro operacional do grupo de 1,5 bilhão de euros para 2,3 bilhões de euros até 2015.
O objetivo era que a Germanwings tivesse lucro em 2015. Em 2011, a última vez em que publicou os resultados, o seu prejuízo operacional havia aumentou para 52 milhões de euros, ante 39 milhões de euros em 2010.
Acidente
A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 142 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.
O ministro do interior francês disse que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press. O jornal francês "Le Monde" informa que 80 bombeiros e 200 policiais estão a caminho do local.
O presidente francês, François Hollande, disse que pelas características do acidente provavelmente não há sobreviventes. “Havia 148 pessoas a bordo e as condições do acidente, que ainda precisam ser determinadas com precisão, sugerem que não haveria sobreviventes”, disse o presidente. Em seu perfil do Twitter, Hollande expressou "solidariedade às famílias das vítimas" e disse que a queda do avião é uma "tragédia".
O Secretário de Estado dos Transportes francês, Alain Vidal, disse que “não há sobreviventes”, segundo o jornal “Le Monde”. “Houve um pedido de socorro registrado às 10h47. Esse sinal de socorro mostrou que a aeronave estava a 5 mil pés, em uma situação anormal”, disse Vidal, que completou que o acidente ocorreu pouco após este sinal.
A Germawings havia dito em seu perfil do Twitter que soube pela imprensa dos relatos de que um avião da companhia havia se envolvido em um acidente, mas que não tinha informações definitivas sobre o ocorrido.
Carsten Spohr, presidente da Lufthansa, postou uma mensagem em seu perfil do Twitter, dizendo: "Não sabemos ainda o que aconteceu com o voo 4U9525. Meus profundos sentimentos para os familiares e amigos de nossos passageiros e tripulantes. Se nossos medos forem confirmados, será um dia obscuro para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes."
Segundo o jornal francês "Le Monde", a aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília).
Segundo o site que monitora o sistema aéreo Flightradar, o avião decolou 9h de Barcelona, horário local (5h de Brasília).
De acordo com o site da Airbus, a capacidade máxima da aeronave é de 180 passageiros. A empresa disse em sua página no Facebook que está ciente dos relatos da queda de um avião fabricado pela companhia e informou que todos os seus esforços foram direcionados para avaliar a situação. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o Airbus A320 que caiu estava em uso há 24 anos.
O maior sindicato de controladores aéreos da França, o SNCTA, anunciou a suspensão de sua convocação de greve para os dias 25, 26 e 27 de março. “Nessas circunstâncias dramáticas e considerando a emoção que esse acidente levanta, especialmente entre os controladores aéreos, o sindicato decidiu suspender o seu aviso de greve”, informou em seu site.
Arte - Avião com 148 pessoas cai no Sul da França (Foto: Arte/G1)





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