EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 29 de março de 2015

Ataque suicida em hotel da Somália deixa 17 mortos e 28 feridos

Grupo extremista ligado ao al-Qaeda revindicou a autoria do ataque; exercito retomou local 12 horas após ação terrorista

AP
Ao menos 17 pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas em um ataque ao hotel Maka Al-Mukarramah na capital da Somália, Mogadíscio, nesta sexta-feira (27). O ataque foi atribuído a aliados do al-Qaeda. O exercito somali conseguiu retomar o local, neste sábado (28), cerca de 12 horas após o ataque. 
Tropas somalis retomam hotel após ataque (28.03.15)
AP
Tropas somalis retomam hotel após ataque (28.03.15)
A príncipio, autoridades do país tinham confirmado a morte de nove pessoas, mas quando agentes de segurança conseguiram invadir o local e tomar o prédio encontraram mais quatro corpos e outras quatro pessoas que estavam no hospital morreram. 
O policial Mohamed Hussein confirmou que todos os responsáveis pelo ataque morreram. 
Hussein acredita que o grupo tenha ocupado o terceiro e quarto andares do hotel. 
O embaixador da Somália para a Suíça e Representante Permanente junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Yusuf Bari-Bari estava entre os mortos no ataque, disse o presidente somali Hassan Sheikh Mohamud.
Al-Shabab, um grupo extremista islâmico al-Qaeda, reivindicou a responsabilidade pelo ataque ao hotel, um dos preferidos entre os funcionários do governo somali e estrangeiros.
Al-Shabab controlou grande parte de Mogadíscio, entre 2007 e 2011, mas foi expulso da capital da Somália e de outras grandes cidades por forças da União Africano.
O ataque começou por volta das 4h de sexta-feira quando um suicida detonou seu carro carregado de explosivos na porta do hotel. Homens armados então entraram no hotel. 
Horas mais tarde, os militantes ainda estavam escondidos em corredores e quartos do local. Tiroteios esporádicos podiam ser ouvidos, mas as forças de segurança esperaram até o amanhecer para tirar os invasores do local. 
Os terroristas disseram ter invadido o primeiro, segundo e terceiro andares do hotel onde os quartos estão localizados e feito várias pessoas como reféns. 
Corpos de três integrantes do grupo terrorista Al-Shabab, responsável pelo ataque em hotel (28.03.15)
AP
Corpos de três integrantes do grupo terrorista Al-Shabab, responsável pelo ataque em hotel (28.03.15)
O ataque foi condenado pela Missão da União Africano na Somália, grupo formado por tropas de vários países africanos para apoiar o fraco governo da Somália.
"Nossa mensagem para os responsáveis ​​por este ato desumano é que a sua ação não vai diminuir nosso espírito para o bem comum da Somália, mas nos fortalecerá ainda mais. Vamos trabalhar ainda mais para derrotar o inimigo da paz e do desenvolvimento, com o objetivo de reconstrução de uma Somália mais forte e estável", disse o embaixador Maman S. Sidikou, representante da União Africano na Somália.
Al-Shabab realiza rotineiramente atentados suicidas, tiroteios e outros ataques em Mogadíscio. Apesar de grandes reveses em 2014, al-Shabab continua a travar uma insurgência mortal contra o governo da Somália e ainda é uma ameaça na região do Leste Africano.
O grupo tem realizado ataques em países vizinhos, incluindo o Quénia, cujo exército faz parte das tropas da União Africano. Pelo menos 67 pessoas foram mortas em um ataque setembro 2013 por al-Shabab em um shopping na capital queniana de Nairóbi.
    Leia tudo sobre: ataque • somália • al-Qaeda

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

    SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

      SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...