Gisele Bündchen foi aplaudida de pé após o fim do seu último desfile antes da aposentadoria. Em homenagem, as modelos da Colcci vestiram camisas com fotos da übermodel (Fotos: Agência Fotosite/divulgação)
|
O trabalho manual esteve em evidência no 39º São Paulo Fashion Week (SPFW), encerrado na sexta-feira. Quase todas as 39 marcas que desfilaram seu Verão 2016 apostaram em técnicas artesanais, com destaque para as rendas renascença e richelieur, que apareceram das mais diversas formas, de looks românticos à moda praia. Basta dar uma olhada nas coleções de Reinaldo Lourenço, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch.
Desfile da Água de Coco foi inspirado em livro sobre rendeiras cearenses
|
O olhar para o regional surgiu também nos temas das coleções apresentadas nas salas de desfile montadas no Parque Cândido Portinari, na capital paulista, como o da Água de Coco, inspirado no livro Mãos que Fazem História, das jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral, sobre rendeiras cearenses, e de Ronaldo Fraga, que foi buscar a delicadeza do feito à mão com as Sereias da Penha, grupo de artesãs da Paraíba.
Bahia inspirou desfile da Têca
|
A Bahia também teve seu lugar de destaque no SPFW, nos desfiles de Giulianna Romanno, Iódice e Têca (que comemorou dez anos), e na beleza das modelos Bruna Lüdtke, Mariana Santana, Indira Carvalho, Suzane Massena e as estreantes Bárbara Valente e Samile Bermanneli, revelada no concurso Passarela Viva Linda, promovido por O Boticário.
A baiana Samile Bermanneli, 16 anos, fez sua estreia no SPFW. A modelo desfilou para Alexandre Herchcovitch, Adriana Degreas e Pat Bo, entre outras marcas
|
Celebrar - O “fazer” também foi o tema da semana de moda, que completou 20 anos reunindo um público de 50 mil pessoas em cinco dias de programação intensa. “O fazer é otimista, posiciona, reforça identidade, dignifica. Nesta edição, falamos das pessoas. O poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir dessas relações”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, que comemorou as duas décadas do evento com uma série de ações.
Desfile África Africans Moda apresentou o trabalho de cinco estilistas africanos
|
Uma delas foi a parceria inédita com o Museu Afro Brasil que apresentou o trabalho dos estilistas africanos Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka ‘Maki’ Osakwe (Nigéria); Jamil Walji (Quênia); Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões) no desfile África Africans Moda. Na programação se destacou ainda a exposição Sonhando Acordado, com imagens de profissionais da moda feitas por Bob Wolfenson. O fotógrafo deu continuidade aos registros e as fotos foram publicadas no perfil @spfw no Instagram, com a hashtag #EncontrosSPFW20A.
Depois de participar de uma ação para a Chilli Beans, Iggy Pop posou para Bob Wolfenson (reprodução/Instagram)
|
Famosos - E por falar em aniversário, Gisele Bündchen completou 20 anos de carreira despedindo-se das passarelas no SPFW. A modelo mais bem paga do mundo, segundo a Forbes, chorou de emoção ao ser aplaudida de pé por cerca de 800 pessoas, que lotaram a sala do desfile da Colcci, na quarta-feira passada.
Oito horas de barco, sete de carro e mais cinco de avião. Esse foi o tempo que o grupo de 20 índios da tribo Yawanawá levou para vir do interior do Acre até São Paulo a convite do dono da Cavalera, Alberto Hiar (Fernanda Calfat/Divulgação)
|
Outra personalidade que chamou a atenção foi o músico Iggy Pop. Ele causou rebuliço ao destruir um par de óculos gigantes em uma ação da Chilli Beans na abertura da semana de moda. No mesmo dia, a Cavalera montou sua passarela em um descampado no parque, onde a plateia, sentada em esteiras de palha, assistiu a 20 índios da tribo paraense Yawanawá fazendo a trilha sonora do desfile. O ritual, chamado de vekushi, evocou a paz.
Em ano pré-olímpico, a campanha Amo Moda Amo Brasil apresentou os uniformes dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Toronto 2015 (foto: Miguel Schincariol/AFP) |
O SPFW foi marcado ainda pelo lançamento dos uniformes da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Toronto 2015. Uma ação envolvendo Paulo Borges, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas brasileiros teve as estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da Amapô, assinando a linha.
Rodrigo Lombardi e Deborah Secco assistem a desfile entre a editora do site Chic, Glória Kalil, e a top blogger Thássia Naves
|
Tudo isso foi conferido de perto pelas lentes da Rede Globo. Mas não se tratava de uma reportagem especial e sim da gravação da novela das 23h, escrita por Walcyr Carrasco, com nome provisório de Verdades Secretas. Durante o SPFW, os atores Reynado Gianecchini, Rodrigo Lombardi, Deborah Secco e Marieta Severo e as modelos Yasmin Brunet e Camila Queiroz contracenaram com gente da moda.
O adeus de Gisele
Gisele Bündchen se despediu das passarelas no desfile da Colcci (foto: Nelson Almeida/AFP)
|
Gisele Bündchen fez seu último desfile na quarta-feira, diante de uma plateia eufórica, formada, inclusive, por seus pais, irmãs, sobrinhos e pelo marido, Tom Brady, que veio dos Estados Unidos acompanhar de perto a despedida da modelo mais bem paga do mundo na passarela da Colcci. “Sou muito grata por ter tido a oportunidade, aos 14 anos, de iniciar esta jornada. Hoje, após 20 anos nesta carreira, é um privilégio estar fazendo meu último desfile por escolha própria e ainda continuar trabalhando em outras facetas da indústria. #primeirodesfile #14anos”, escreveu em seu instagram.
A aposentadoria foi anunciada em março, mas não quer dizer que seja o fim de sua carreira. “Acho que ela quis só dar um tempo de passarela e deve priorizar alguns trabalhos, como um contrato grande que tem com a Chanel. Quando a gente for ver a aposentadoria de verdade dela, vai ser um espetáculo”, acredita a diretora de redação da Vogue Brasil, Daniela Falcão.
Para a jornalista, um novo tipo de modelo tem atraído os olhares da mídia e do público. “Hoje, as instagramers, com muitos seguidores nas redes sociais, como Cara Delevingne e Kendall Jenner, dominam. Elas causam o mesmo furor que Gisele, mas não se destacam necessariamente pela beleza ou pelo andar, são craques de rede social. O mundo mudou e as modelos também”, conclui.
O booker da agência Way Model, Alex Oitaven, aponta a brasileira Thairine Garcia, 17 anos, como outro exemplo de tops da atualidade. “Ela já começou com contratos na mesma idade que Gisele tinha quando começou. Hoje, apenas quatro anos depois, tem uma carreira internacional”, aponta. Por hora, Gisele deve voltar aos Estados Unidos para curtir a aposentadoria junto do marido e também dos dois filhos, Benjamin e Vivian.
Novas promessas
Gisele está saindo, mas novas modelos não param de chegar. Algumas já nasceram com sobrenome famoso, outras deixaram o anonimato para virar símbolo internacional de beleza. Conheça duas das modelos mais cotadas para substituir o posto da übermodel.
Nome Kendall Jenner
Idade 19 anos
Já fez Desfilou nas grandes semanas de moda para grifes poderosas, como a Chanel
Por que promete Uma das irmãs da socialite Kim Kardashian, a americana faz parte de um grupo de modelos da mídia social. Tem quase 24 milhões de seguidores no Instagram
Novas promessas
Gisele está saindo, mas novas modelos não param de chegar. Algumas já nasceram com sobrenome famoso, outras deixaram o anonimato para virar símbolo internacional de beleza. Conheça duas das modelos mais cotadas para substituir o posto da übermodel.
Nome Kendall Jenner
Idade 19 anos
Já fez Desfilou nas grandes semanas de moda para grifes poderosas, como a Chanel
Por que promete Uma das irmãs da socialite Kim Kardashian, a americana faz parte de um grupo de modelos da mídia social. Tem quase 24 milhões de seguidores no Instagram
Nome Thairine GarciaIdade 17 anosJá fez Capa da Vogue Itália, desfilou para Marc Jacobs e Tom Ford e posou para Steve Maisel Por que promete Determinada e extremamente profissional, é uma camaleoa diante das câmeras e na passarela. É apontada pelos especialistas como a sucessora de Gisele Bündchen
Nenhum comentário:
Postar um comentário