Desculpas esfarrapadas, erros propositais e falsa incapacidade são usados por eles para evitar dividir as tarefas do dia a dia; veja como mudar essa situação
A dupla jornada é uma realidade de grande parte das mulheres há muito tempo. Além de trabalhar o dia inteiro - tanto quanto os homens –, elas ainda são responsáveis por cuidar da casa e, às vezes, até tomam conta dos filhos sozinhas. Enquanto isso, os parceiros inventam toda sorte de desculpas e estratégias para fugir da divisão de tarefas.
“Não é justo”, brada Francine Deutsch, psicóloga social e autora do livro “Halving it All: How Equally Shared Parenting Works” (algo como “Reduzindo pela Metade: Como Funciona o Cuidado com Filhos Dividido por Igual” em tradução livre). Ela define como injusto o fato de um membro do casal ter dois trabalhos e a outro apenas um.
A psicóloga clínica Maria Aparecida das Neves acredita que a divisão de tarefas é benéfica até mesmo para o relacionamento. “Dividindo, os dois ficam livres pra se curtir, fazer coisas prazerosas. Se você fica assoberbada de tarefas e o seu parceiro fica com as coisas dele, acaba ocorrendo um distanciamento."
Além de ajudar no relacionamento e na família, a divisão das tarefas de casa promove a igualdade de gêneros: “Com tempo livre, a mulher pode investir mais na carreira dela, por exemplo”, defende Francine.
Veja abaixo como os homens evitam os afazeres domésticos:
1– DÃO DESCULPAS ESFARRAPADASPor vezes, os homens elaboram desculpas ridículas (e até mentiras!) para se esquivar de alguma tarefa. “A questão mais comum é estar cheio de trabalho, ocupado, e na verdade nem estar”, exemplifica Maria Aparecida. O cansaço, o futebol na televisão e o bar com os amigos também se tornam justificativas para evitar o trabalho em casa. Como se a mulher também não gostasse de dar um tempo dos afazeres.
2 – FALAM QUE NÃO SÃO CAPAZESEsta é a desculpa mais usada, principalmente quando a tarefa envolve cuidar de criança. O homem diz que não sabe trocar as fraldas ou que não tem habilidade para dar banho no bebê, por exemplo. Maria Aparecida diz que muitas vezes essa falta de incapacidade é real – principalmente por ele nunca ter feito –, mas Francine defende que os homens podem, com certeza, aprender a fazer qualquer tarefa.
É preciso companheirismo na hora da faxina e organização. Foto: Arte iG/Willian Murai
1/6
3 – COMETEM ERROS DE PROPÓSITOPara provar que não sabem ou não são bons em executar algum afazer doméstico, os homens muitas vezes cometem erros de propósito. A intenção é fazer a mulher perder a paciência e não pedir mais ajuda em casa.
4 – DIZEM QUE A MULHER FAZ MELHOREssa é uma estratégia sutil deles para fugir da labuta. Homens elogiam a tarefa bem feita da esposa, ou simplesmente pedem para a parceira fazer, afinal ‘ela faz melhor’. “As mulheres não são melhores nos afazeres, elas cresceram em um ambiente que foi esperado que elas aprendessem e fizessem as coisas”, pontua Francine.
5 – SIMPLESMENTE IGNORAMAlguns homens nem se dão o trabalho de arranjar justificativas para não fazer algo que a mulher pediu, eles simplesmente ignoram o pedido. É esse um dos momentos em que as mulheres precisam lutar para impor essa mudança dos papéis criados pela sociedade e insistir, calmamente, para que o marido a ajude, recomenda Francine.
COMO MUDAR A SITUAÇÃO?Para as mulheres mudarem essa situação e conseguir a ajuda do companheiro, o principal conselho é ter uma conversa franca e direta com ele. Maria Aparecida acredita que a questão da divisão das tarefas deve ser abordada durante o planejamento do casamento ou na decisão de aumentar a família com filhos.
“É importante que as mulheres deixem que ele faça, mesmo que seja mal feito no começo e acredite que ele possa fazer” recomenda Francine, que ainda destaca que a calma é muito importante no momento de conversar quando as coisas estão ruins.
COMECE PELAS TAREFAS SIMPLESOs homens podem começar a ajudar nas coisas simples: primeiramente, não chamar a mãe todas as vezes que a criança chorar, mas sim tentar resolver o problema sozinho.
Ainda com relação à rotina da criança, é importante que não só a mãe, mas o pai também participe dela. Se ele estiver com tempo ou mais perto da escola da criança, Maria Aparecida sugere que o próprio comece a buscá-la algumas vezes, assim participa mais do cotidiano do filho.
Lavar a louça enquanto a esposa faz a comida também é uma maneira de colocar a conversa em dia e melhorar o relacionamento ajudando. E Maria Aparecida faz ainda outra sugestão que pode ser ótima para ambos do casal: “Em um dia na semana, o marido pode preparar o jantar. Se o homem sabe fazer pizza, ele pode fazer a pizza sexta-feira, chamar os amigos do casal. Com essa ajuda descobrem-se prazeres inimagináveis.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário