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sexta-feira, 12 de junho de 2015

Corvette nº 1 milhão 'engolido' por cratera começa a ser restaurado

Acidente aconteceu há 16 meses, no museu dedicado ao modelo, nos EUA.
Oito edições raras foram atingidas no desabamento; reveja o momento.

Do G1, em São Paulo
Corvette número 1 milhão será restaurado (Foto: Divulgação)Corvette número 1 milhão foi parcialmente destruído (Foto: Divulgação)
Dezesseis meses depois de ser "engolido" por uma cratera, o milionésimo Chevrolet Corvette a ser produzido começou a passar por um delicado processo de restauração nos Estados Unidos. O exemplar histórico, um conversível, de 1992, foi avariado no desabamento ocorrido no Museu Nacional do Corvette, naquele país, em fevereiro de 2014.
Além dele, outras 7 edições raras do modelo foram atingidas. Uma câmera de segurança filmou o momento em o buraco gigantesco se abre no chão do museu e traga esses carros.
Veja a cratera se abrindo no vídeo abaixo:
G1 visitou o local em maio de 2014, quando os carros já tinham sido retirados da cratera de 18 metros de profundidade e 12 metros de diâmetro, e eram exibidos destruídos. O resgate dos oito carros só foi finalizado oito semanas após o incidente, e custou US$ 1 milhão.
Seis dos veículos que caíram no buraco são de propriedade do próprio museu, enquanto outros dois - um ZR-1 Spyder 1993 e um ZR1 Blue Devil 2009 - pertenciam à GM e estavam no local em qualidade de empréstimo.
O desabamento ocorreu na principal área do museu, chamada de Sky Dome, e foi noticiado no mundo todo. A região de Bowling Green, no Kentucky, onde fica o museu, possui muitas cavernas subterrâneas, os sumidouros, formados por fluxos de água no subsolo. Especialistas que estudavam o caso apontaram que esta pode ter sidio a causa do desabamento.
"Queremos ter a chance de salvar as peças. Só existe um milionésimo Corvette e seria até desrespeitoso se simplesmente repuséssemos as peças. Vamos tentar preservar ao máximo as partes e as assinaturas dos funcionários (que estão em todo o carro)", diz David Bolognino, que lidera a operação. "Já terminamos a parte estrutural e agora será a restauração estética".
O para-brisa, que tinha afundado totalmente, e a capota já foram recuperados.
Além do miliionésimo exemplar, o ZR1 Blue Devil 2009, que foi o menos afetado no acidente, já voltou à condição original. O Museu do Corvette vai supervisionar a restauração de um terceiro carro, o de Black Corvette 1962.
Conheça os Corvettes afetados:
1962 - Black Corvette
1984 - PPG Pace Car
1992 - White 1 Millionth Corvette (o milionésimo a ser produzido)
1993 - Ruby Red 40th Anniversary Corvette
2001 - Mallett Hammer Z06 Corvette
2009 - White 1.5 Millionth Corvette (o de número 1,5 milhão)
1993 - ZR-1 Spyder
2009 - ZR1 “Blue Devil”
cratera corvette (Foto: Divulgação/National Corvette Museum)Corvette número 1 milhão assim que foi retirado da cratera (Foto: Divulgação/National Corvette Museum)

Corvette número 1 milhão será restaurado (Foto: Divulgação)Queda afetou o interior do conversível de 1992  (Foto: Divulgação)
Corvette histórico é todo assinado pelos funcionários (Foto: Divulgação)Milionésimo Corvette é todo assinado pelos funcionários (Foto: Divulgação
Corvette número 1 milhão será restaurado (Foto: Divulgação)Carro já em restauração: para-brisa foi refeito (Foto: Divulgação)
G1 MOSTRA A FÁBRICA DO CORVETTE NOS EUA:

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