EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Motorista de Cristiano Araújo admite que estava acima do limite de velocidade, diz polícia

Em depoimento, Ronaldo Miranda afirmou que rodas do carro foram trocadas
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 29/06/2015 18:21:08
  
O motorista Ronaldo Miranda, 40 anos, que dirigia o veículo Range Rover durante o acidente que matou o cantor Cristiano Araújo, 29 anos, e sua namorada, Allana Moraes, 19 anos, disse à Polícia Civil que seguia acima da velocidade máxima permitida no trecho da BR-153, em Goiás, que era de 110 km/h.
Um fenômeno recente do sertanejo e em ascensão: quem era Cristiano Araújo Cléber Carvalho/Divulgação
Cristiano Araújo morreu em acidente de carro.
(Foto: Divulgação)
Segundo informações do delegado Fabiano Henrique Jacomelis, Ronaldo disse que perdeu o controle do carro após um pneus estourar. O depoimento ocorreu no último domingo (28).
"Ele disse que estava correndo um pouco, mas não soube precisar exatamente qual era a velocidade no momento do acidente, já que o carro era muito potente e ele não percebeu o excesso. Ele também informou que ouviu um barulho de pneu furado e, em seguida, perdeu o controle", disse o delegado ao site G1 Goiás.
Cristiano e o motorista Ronaldo.
(Foto: Reprodução/TV Anhaguera)
O acidente aconteceu 21 minutos após o grupo parar em um posto de combustíveis, a cerca de 57 km do local do capotamento. Ao analisar a velocidade média feita pelo carro, com base no horário das imagens de uma câmera de segurança, o físico Reges Guimarães revelou que o motorista dirigia a "uma velocidade média de 162 km/h".
O delegado Fabiano Henrique Jacomelis afirmou ao site G1 Goiás que o motorista chorou durante todo o depoimento e afirmou que não dormiu ao volante. Ronaldo afirmou que não consumiu bebidas alcoólicas, fato comprovado pelo teste do bafômetro, que deu negativo. O condutor negou também que estivesse usando celular no momento do acidente.
Rodas não originaisDurante o depoimento, Ronaldo confirmou à polícia que as rodas usadas no veículo, um Range Rover Sport, ano 2015, não eram originais e que havia solda em uma delas. "Ele disse que foi um amigo em comum dele e do Cristiano quem cedeu essas rodas, que eram de outro Range Rover. Os pneus eram novos, mas já tinham sido reparados antes. Ele não soube detalhar quando houve a troca", disse Jacomelis ao G1 Goiás.
Peritos reexaminaram o carro após o acidente e verificaram sinais de solda nas rodas do carro, que tinha apenas dois meses de uso e é tido como um modelo seguro para viagens. A perícia também confirmou que os pneus originais eram de 18 polegadas de espessura e foram trocados por rodas com 22 polegadas, que têm espessura mais fina. Essa troca geralmente é feita para a customização de veículos.
(Foto: Reprodução)
Por meio de nota enviada ao G1, a Jaguar Land Rover informou que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa afirmou também que está colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás.
A polícia está aguardando a chegada de uma equipe de técnicos da fabricante do veículo para analisar se a troca das rodas, aliada ao excesso de velocidade, foi determinante para o acidente. "Ainda vamos ouvir o Victor Leonardo, que estava no veículo, pois ele é uma peça-chave. Também aguardamos os resultados dos laudos periciais para esclarecer, de fato, o que aconteceu", acrescentou o delegado.
Em caso de imperícia ou imprudência, o motorista poderá responder por homicídio culposo - quando não há intenção de matar - na direção de veículo automotor. A pena para esse tipo de crime é de dois a quatro anos de prisão.
Problema no carro
Dois dias após a morte do cantor e da namorada dele, Roberto Miranda, o irmão do motorista Ronaldo, afirmou que o acidente foi causado por um problema no carro. Ele revelou também que Ronaldo está chocado com tudo que aconteceu e com as mortes.
"Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso", disse ele ao G1 Goiás.
Roberto disse que o irmão está bastante abalado com a morte de Cristiano. "Quando a gente toca nesse assunto, ele começa a chorar, a ficar emocionado, transtornado, o que é natural. Ele está muito abalado mesmo".
Cristiano Araújo e Alana (Foto: Reprodução/ Facebook)
Polícia acredita que Allana e Cristiano não usavam cinto de segurança no momento do acidente.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Cinto de segurançaO delegado também solicitou um laudo cadavérico de Cristiano e Allana, além de uma perícia no local do acidente para comprovar se os dois usavam cinto de segurança no momento do acidente.
"O cantor e a namorada foram arremessados para fora do veículo, sendo assim, os indícios apontam que eles não usavam o cinto de segurança. Mas isso só será comprovado com o resultado dos laudos", disse Jacomelis. Segundo informações da polícia, há sinais de que o motorista e o passageiro do banco da frente estavam com cinto.
Sem ressentimentosOs pais da estudante Allana Moraes dizem que não culpam o músico e o motorista pela morte da filha. "De jeito nenhum, eu queria encontrar o seu João [pai de Cristiano], pessoas da equipe e, de um modo especial o Ronaldo, pois eu queria tirar esse peso, pois vão colocar uma carga muito pesada em cima dele por estar dirigindo esse carro", disse a mãe da jovem, Miriam Coelho Pinto.
Para Miriam, a filha morreu ao lado do homem que amava. "Ela gostava muito dele. Então, na verdade, foi no amor, por amor e com o amor da vida dela", disse emocionada ao G1 Goiás.
O pai da estudante, o representante comercial Frank Moraes, também diz que não encontra um único responsável pelo acidente. Frank revelou que Cristiano sempre voltava dos shows dormindo no colo de Allana, no banco traseiro do carro, e sempre alertava a filha para usar o cinto de segurança.
Allana e Cristiano morreram em acidente.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Acidenteacidente aconteceu na madrugada do dia 24 de junho, quando o cantor e a namorada Allana Coelho Pinto de Moraes, 19 anos, retornavam de um show em Itumbiara, município a 200 km de Goiânia, no sul de Goiás.
Por volta das 3h15, o carro em que o artista e a namorada estavam - e que ainda trazia o empresário Vitor Leonardo e o motorista Ronaldo Miranda Ribeiro - saiu da pista na altura do km 614 da rodovia e capotou no canteiro central.
Cristiano e Allana, que estavam no banco de trás, foram arremessados para fora do veículo, o que, segundo disse o delegado da Polícia Civil de Goiás em entrevista ao G1, indica que os dois estavam sem o cinto de segurança.
A jovem morreu na hora. O cantor ainda foi socorrido e levado em estado grave para o Hospital Municipal de Morrinhos, onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois ele foi transferido de helicóptero para Goiânia, mas chegou ao Hospital de Urgência com morte encefálica.
Inicialmente, Ronaldo e Victor foram levados ao Hospital Municipal de Morrinhos, sendo de lá transferidos para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), de onde receberam alta na noite de quinta-feira (25).
Vazamento de fotosO juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, concedeu uma decisão liminar para que todas as imagens que mostrem a preparação do corpo do cantor sejam retiradas das páginas do Google e Facebook.
"O que fizeram foi um desrespeito muito grande, é extremamente revoltante. Por isso, se as companhias não retirarem essas fotos e vídeos do ar, os responsáveis legais por cada uma poderão até ser presos, pois a manutenção e divulgação configura o crime de vilipendiar cadáver [desrespeito ao corpo]", disse o juiz ao site G1 Goiás.
Funcionários da Clínica Oeste, que gravaram vídeo de Cristiano Araújo, serão demitidos por justa causa.
Funcionários de clínica onde corpo de Cristiano Araújo foi filmado serão indiciados pela polícia.
(Foto: Divulgação)
William Fabian afirmou que as empresas devem seguir a determinação imediatamente após serem notificadas. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil. Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook ainda não enviou um parecer sobre o caso.
A ação judicial que pede a retirada das fotos é movida pelo escritório do cantor, o CA Produções Artísticas. A decisão liminar, publicada na noite de quinta-feira (25), destaca que todas as providências cabíveis sejam tomadas "para cessar, imediatamente, a disseminação das imagens degradantes na rede mundial de computadores".
Amelina Moraes do Prado, uma das advogadas que representam o escritório, disse que a ação foi proposta visando preservar tanto a imagem do cantor quanto da namorada dele. "Não respondemos legalmente por ela, mas, quando pedimos que todas as fotos do corpo do Cristiano antes do enterro, assim como as tiradas ainda no local do acidente, sejam bloqueadas, o objetivo também foi o de preservar a imagem da Allana, indiretamente", explicou ao G1 Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...