EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 28 de junho de 2015

Ganso mora em apartamento no ES, vai a shopping e viaja de avião

Jorge, como é conhecido, chama atenção por onde passeia.
'Foi uma paixão imediata. Ele tem um olhar doce', diz dona.

Juirana NobresDo G1 ES
Ele vai ao shopping, faz as unhas em um salão de beleza, passeia na praia, viaja de carro e até de avião. O ganso Jorge, de um ano e dois meses, mora em um apartamento em um bairro nobre, na Praia da Costa, em Vila Velha, na Grande Vitória.
Jorge é o xodó da família e chama atenção por onde passa. O ganso recebeu esse nome porque nasceu no dia de São Jorge.
A administradora Patrícia Novais, de 38 anos, disse que a ideia de ter um ganso partiu do filho Pedro Uliana, de quatro anos.
"No início ele queria um pavão, mas acabou mudando de ideia. Visitamos alguns criadouros de aves e acompanhamos todo o processo de nascimento, desde a fase dos ovos na chocadeira elétrica. Quando ele nasceu, foi uma paixão imediata. Ele tem um olhar doce", disse Patrícia.
Ganso de estimação (Foto: Arquivo Pessoal)Ganso de estimação (Foto: Arquivo Pessoal)
Adestrado
Por gostar de animais, Patrícia fez um curso de adestramento e aplica seus conhecimentos de forma voluntária. "Quando decidimos adotar o ganso eu me certifiquei de todas as maneiras sobre a possibilidade dele morar em um apartamento. Eu tive muito cuidado em não causar problemas para o bicho e paras as pessoas. Meu condomínio não tem restrições para isso e eu tenho laudo da veterinária que o acompanha periódicamente", contou.
Com um mês de nascido, Jorge começou o adestramento. "Ele sempre se comportou muito bem, nunca foi agressivo. É um animal dócil. Ele responde aos comandos, é uma mistura de cachorro e gato, com asas", disse Patrícia.
Criança leva ganso para escola (Foto: Arquivo Pessoal)Criança leva ganso para escola
(Foto: Arquivo Pessoal)
Ela relatou que muitas pessoas pensam que o ganso é um animal agressivo, mas quando conhecem o Jorge mudam de ideia. "Alguns temem se aproximar, mas quando chegam perto, querem acariciar e fotografar. As crianças não pensam duas vezes, querem logo brincar com o Jorge e passar a mão, é claro", contou.
Jorge divide com outros animais o apartamento onde mora. No local também tem duas calopsitas, um gato, três cachorros, um peixe e uma tartaruga.
"Todos vivem de forma harmônica. O Jorge é bem espaço e passeia pela casa inteira. Só dorme na varanda se estiver calor, do contrário, gosta de dormir no meu quarto. Fica igual um passarinho, mas já dormiu na cozinha e na sala também. Ele não é barulhento e por isso não incomoda", relatou a administradora.
Ganso vai ao shopping e faz unha (Foto: Arquivo Pessoal)Ganso vai ao shopping e faz unha (Foto: Arquivo Pessoal)
Viagens
Jorge é um ganso viajado e cheio de compromissos. O animal de estimação vai ao pet shop duas vezes ao mês e ao salão de beleza para pintar as unhas, de preto ou azul. Ele leva o Pedro à escola e às aulas de judô. Já foi a um casamento da família, festa junina e ao shopping.
Sem contar as viagens que fez para outros estados. Jorge já foi para o Rio de Janeiro de avião e para Minas Gerais de carro. "Escolhemos um voo comercial durante a semana e com um laudo da veterinária em mãos, a companhia aérea autorizou a viagem", contou.
Jorge sempre vai com a família de carro para Juiz de Fora e Manhuaçu, em Minhas Gerais, e de acordo com a família se comporta muito bem. Ele viaja um pouco na caixa e um tempo na coleira. "Nas paradas, durante a viagem, ele também desce para fazer suas necessidades", completou Patrícia.
O ganso também já ficou em pousadas. Patrícia disse que antes de fazer a reserva, questionava a possibilidade de levar Jorge. "Algumas são bem receptivas e nunca tivemos problemas", explicou Patrícia.
Nos finais de semana que não está viajando, o animal fica em um sítio da família para conviver com outros bichos.
Ganso é amado por crianças (Foto: Arquivo Pessoal)Ganso é amado por crianças
(Foto: Arquivo Pessoal)
Alimentação
Patrícia contou que Jorge come ração à base de soja que ajuda a reduzir a quantidade e o cheiro das fezes.
"Tenho uma nutricionista que acompanha a alimentação dele. O cocô não tem cheiro, é como se fosse de um passarinho gigante. Quando vamos passear, levo papel toalha e lenço umedecido para limpar o chão. Assim ninguém fica chateado por causa de sujeira. Sem contar que o lenço também serve para limpar as patas de Jorge. Está sempre limpinho", contou
Veterinário
O professor da Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em ciências veterinárias Leonardo Trivilin disse que não há problemas em criar um ganso dentro de um apartamento.
"Todo animal de estimação demanda cuidados como vacinas em dia, alimentação saudável e compatível com a espécie animal e higiene do local onde é criado. Se observado toda a questão de saúde e bem estar do animal não há problema em criá-lo em um apartamento", explicou Trivilin.
O professor disse, que atualmente, está se tornando mais comum adotar outros bichos de estimação além dos tradicionais cães e gatos. "É muito comum utilizar animais como ganso, galinhas e mini porcos como animais de estimação. Não vejo perigo. Eles são animais dóceis com os donos e os
defendem bem", afirmou.

tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...