EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 16 de junho de 2015

Ribeirão recolhe 6,7 mil kg de eletrônicos

Desde 2012 até hoje, município recebeu 45.700 quilos de aparelhos no Ecoponto da Secretaria do Meio Ambiente

Bete Cervi
Município instalou local específico para receber resíduos que se transformariam em lixo contaminado
Município instalou local específico para receber resíduos que se transformariam em lixo contaminado
Foto: Divulgação
Ribeirão Preto - Neste ano, Ribeirão Preto arrecadou 6.700 quilos dos mais variados aparelhos eletrônicos. A entrega é feita no Ecoponto, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Antes da instalação do Ecoponto, a Secretaria realizava mutirões para o recolhimento de lixo eletrônico. Com a instalação de um local específico no ano de 2014, os materiais são depositados pela população de todas as regiões da cidade durante toda a semana.
Desde 2012 até agora, a cidade de Ribeirão Preto já recolheu 45.700 quilos de lixo eletrônico.
Colaboração
Para o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, a população vem colaborando bastante ao não descartar o lixo eletrônico no lixo comum.
"É muito importante que continuemos impedindo que todo esse material seja descartado em locais inadequados prejudicando o meio ambiente", destacou Gobbi.
Lixo eletrônico
Os resíduos derivados do avanço tecnológico tornam-se lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Ao descartar estes objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, tais como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros.
Estas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminarão plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas podem causar inúmeras doenças ao ser humano.
De acordo com levantamento do 2º Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos (2012) o brasileiro produz cerca de 2,6 quilos, ao ano, de resíduos eletrônicos.
Já Ribeirão Preto, com aproximadamente 659 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, produz 1.713 toneladas por ano de resíduos eletrônicos.
Descarte
Alguns dos aparelhos eletrônicos que podem ser descartados no Ecoponto disponibilizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente são monitores, impressoras, televisores e computadores.
Também podem ser descartados CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores.
O Ecoponto também recebe placas e circuitos eletrônicos (motherboard - placas leves e pesadas - de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs e drivers.
DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...