Intel fechou parceira para levar carregamento sem fio para rede de hotéis. Qualcomm mostrou carro-conceito com essa tecnologia já integrada na feira em Las Vegas
Dispositivos vestíveis, Internet das Coisas, robótica. Não faltaram tendências para aCES 2015. Embora menos palpável, o carregamento sem fio, por indução, recebeu um importante reforço durante o evento, com o anúncio da assinatura de uma carta de intenções de duas das três organizações que desenvolvem a tecnologia.
Com isso, a Alliance for Wireless Power (A4WP) e a Power Matters Alliance (PMA) deverão formar uma única organização para representar todos os membros dos dois grupos, bem como trabalhar em padrões comuns.
Intel, Qualcomm, Dell e Samsung são membros do primeiro grupo, enquanto Huawei, LG, Starbucks e outros fazem parte da segunda aliança. Um terceiro grupo, encabeçado pela Nokia, chamado Wireless Power Consortium (Qi) continuará trabalhando de forma independente.
Mais do que a integração dos dois grupos, o acordo visa assegurar que os padrões utilizados pelas empresas sejam interoperáveis, ou seja, que funcionem quando em contato com o outro. A fusão coloca a nova organização contra esse outro grupo da indústria, o Wireless Power Consortium, que já possui o padrão Qi espalhado por mais de 600 produtos, incluindo 70 smartphones.
Todos os grupos têm como objetivo acabar ou pelo menos diminuir a utilização dos cabos como fonte de energia, transformando a recarga por indução em padrão. Para que isso aconteça, todos os dispositivos devem compatíveis com essa tecnologia e também com o padrão presente em carregadores sem fio. Nesse primeiro momento, a ideia é desenvolver esteiras ou mesmo peças do mobiliário, como mesas de escritório, que possuam as bobinas de indução responsáveis por carregar os dispositivos.
Na CES 2015, a Qualcomm, uma das empresas que aposta fortemente na tecnologia, mostrou uma versão conceito do carro Maserati Quattroporte GTS com carregamento sem fio entre os dois bancos da frente. Bastava largar o smartphone no porta-objetos para que ele começasse a carregar a bateria. Além disso, Brian Krzanich, CEO da Intel, destacou novas colaborações para o carregamento de baterias sem fios com o Hilton, a Jaguar Land Rover, com o San Francisco International Airport e a rede de hotéis Marriott.
No Brasil, alguns smartphones vendidos já possuem carregamento sem fio, especialmente os aparelhos da linha Lumia, da Microsoft. Lançado recentemente, o Moto 360, relógio inteligente da Motorola também vêm com carregador por indução.
Intel: carregamento sem fio e segurança sem senhas
A Intel também mostrou também durante a CES o TrueKey, um recém-anunciado aplicativo compatível com múltiplas plataformas da Intel Security para eliminar a necessidade de senhas. O app usa características pessoais como o rosto, o dispositivo ou a impressão digital para tornar o acesso a contas mais fácil e seguro.
O TrueKey é compatível com iOS, Android, Window, Mac e por todos os seus navegadores. Ele também será pré-instalado em dispositivos da HP e da Lenovo a partir de 2015 e fará parte do McAfee LiveSafe nos próximos meses. O serviço está atualmente em fase de testes pelo www.truekey.com.
Diretor de tecnologia da Intel no Brasil, Reinaldo Affonso também destacou, em conversa com jornalistas brasileiros, a chegada dos processadores de quinta geração Intel Core e a disseminação da tecnologia de câmeras Intel RealSense. Ambos devem aparecer em um crescente número de 2 em 1s, tablets, notebooks e PCs all-in-one.
MAIS: Veja imagens de smartphones que possuem carregamento sem fio:
Moto Maxx não vem com carregador sem fio, mas é compatível com a tecnologia. Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
1/6
Nenhum comentário:
Postar um comentário