Sorteio que define os confrontos da próxima fase será realizado nesta sexta-feira, em Berlim
Em uma tarde de futebol eletrizante na Europa, Barcelona e Juventus garantiram suas classificações para as quartas de final da Champions League derrotando Manchester City e Borussia Dortmund, respectivamente. Eles se juntaram a Atlético de Madrid, Monaco, Real Madrid, PSG, Porto e Bayern de Munique entre os oito times que seguem na briga pela maior competição de clubes do futebol europeu. O sorteio que definirá os confrontos das quartas será nesta sexta-feira.
Diferentemente das oitavas, quando times do mesmo país e do mesmo grupo na primeira fase não poderiam se enfrentar, dessa vez todas as oito equipes que seguem na competição podem se enfrentar.
O secretário geral do órgão que rege o futebol europeu, Gianni Infantino, e o diretor de competições, Giorgio Marchetti, dirigirão o sorteio às 8h (de Brasília) ajudados pelo embaixador da final da Champions, que ocorrerá em Berlin, o ex-atacante Karl-Heinz Riedle. As partidas da Champions serão disputadas em 14, 15, 21 e 22 de abril.
Relembre as partidas das oitavas de final:
Real Madrid x Schalke 04: Os espanhóis se classificaram no sufoco diante dos alemães no Santiago Bernabéu, no dia 10 de março. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, a equipe comandada por Carlo Ancelotti foi derrotada em casa por 4 a 3 e quase deu adeus a competição. A partida também registrou mais um feito histórico de Cristiano Ronaldo. O português atingiu o seu 78º gol com a camisa 7 em competições europeias, ultrapassando o recorde que pertencia ao ex-atacante Raúl.
Porto x Basel: O Porto chegou às quartas de final após golear o Basel por 4 a 0 no jogo de volta, no Estádio do Dragão, em Lisboa. Na partida de ida, na Suíça, houve empate em 1 a 1.
PSG x Chelsea: Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, a equipe francesa superou a expulsão do atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, ainda no primeiro tempo, para empatar com o Chelsea por 2 a 2 (houve um gol para cada lado na prorrogação) e obter a sua classificação no Stamford Bridge.
Bayern de Munique x Shakhtar Donetsk: A equipe comandada por Pep Guardiola arrasou os ucranianos com o placar de 7 a 0 e se classificou para as quartas, após empatar em  0 x 0 na partida de ida. Na partida, o Bayern ainda perdeu Arjen Robben por lesão.
Monaco x Arsenal: Os Gunners se esforçaram, mas não conseguiram virar o placar que o Monaco conquistou no jogo de ida das oitavas de final. O time inglês, jogando fora de casa, venceu os franceses por 2 a 0, mas não conquistou a vaga na próxima fase. No jogo de ida, foram derrotados por 3 a 1.
Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen: Jogo com muita tensão envolvida. Com o 1 a 0 no jogo de ida, os alemães poderiam empatar a partida. No tempo normal, 1 a 0 para o Atlético de Madrid, placar mantido na prorrogação. Nos pênaltis, deu Madrid: 3 a 2.
Barcelona x Manchester City: Assim como na temporada passada, os catalães não deram chances para a equipe inglesa no Camp Nou e voltou a eliminar o City nas oitavas de final. Com show de Messi, a equipe comandada por Luis Enrique derrotou os ingleses por 1 a 0.
Juventus x Borussia Dortmund: A equipe italiana não deu chances aos alemães mesmo jogando na Alemanha. Comandado por Tévez, a Juventus, que já havia vencido por 2 a 1 no jogo de ida, fez 3 a 0 e se classificou.