EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dia Mundial de conscientização do Autismo é comemorado, em Ji-Paraná

Dezenas de pessoas participaram da ação.
Balões azuis foram soltos pedindo mais apoio às questões dos autistas.

Pâmela FernandesDo G1 RO
Tema da campanha neste ano é 'Acenda a luz para o autismo' (Foto: Pâmela Fernandes/G1)Tema da campanha neste ano é 'Acenda a luz para o autismo' (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta (2), foi realizada pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná (CMAEE), em Ji-Paraná (RO), cidade localizada a cerca de 370 quilômetros da capital Porto Velho. Dezenas de crianças autistas, pais, professores e profissionais da saúde participaram da ação.
A caminhada saiu da Praça da Bíblia e percorreu  cerca de 300 metros até à Paróquia São João Bosco. O tema da campanha deste ano foi “Acenda a luz para o autismo”. Para Márcia Viana, coordenadora do CMAEE, o tema pede à sociedade um olhar mais atento ao assunto. “Acender uma luz é mais apoio, mais compreensão, mais paciência, mais amor. Tudo mais para a questão do autismo em Ji-Paraná”, explica.
Outras ações como palestras e audiência pública fizeram parte da campanha neste ano. Além dos profissionais da educação, participaram também profissionais da saúde que são de suma importância no diagnóstico das crianças autistas. "Pela primeira vez nós conseguimos a saúde junto. É um grande avanço. A gente vê a necessidade da população ser bem assistida com a questão do autismo”, acredita Márcia.
Balões azuis foram soltos pelos participantes, pedindo mais atenção aos autistas.  A coordenadora explica que a intensão é que o Centro, que hoje atende apenas na área educacional das crianças, se torne um local de atendimento com multi profissional, atendendo tanto educação como saúde juntos.
Ligia Maciel, orientadora de uma escola onde já atende nove alunos autistas, acredita que um dos grandes desafios é a conscientização da sociedade sobre o autismo. A escola também precisa estar preparada para receber esta criança. "O autista merece e precisa de um atendimento diferenciado, mas ao mesmo tempo, igual. Todos os dias são novos aprendizados", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...