Quatro trabalhadores morreram e 16 ficaram feridos no incêndio que atingiu uma plataforma de petróleo da estatal mexicana Pemex no Golfo do México, provocando a retirada em caráter de emergência de 300 trabalhadores, anunciou a empresa.
"Lamentavelmente confirmamos o falecimento de 4 trabalhadores no acidente ocorrido durante a madrugada na plataforma Abkatun Permanente", na Sonda de Campeche, declarou a Petróleos Mexicanos (Pemex) em uma mensagem no Twitter.
A Pemex informou que pelo menos 300 funcionários foram retirados da plataforma e oito barcos foram enviados para combater as chamas.
A plataforma fica na costa do estado de Campeche (leste), na península de Yucatán.
A empresa indicou que a primeira vítima trabalhava para a Cotemar, uma empresa terceirizada pela Pemex.
A imprensa informou que trabalhadores feridos foram levados para hospitais da região.
O incêndio teria iniciado na área de desidratação e bombeamento da plataforma por razões ainda não esclarecidas. A Pemex não informou se o acidente provocou o derramamento de petróleo.
Agentes da Marinha mexicana e funcionários da Pemex estão trabalhando no local do incidente, segundo a Agência Nacional de Segurança Industrial e de Proteção do Meio Ambiente do Setor de Hidrocarbonetos (ASEA), que investiga as causas do incêndio.
Na Sonda de Campeche estão as maiores reservas de petróleo de águas submersas exploradas no México desde a década de 1970.
Esta zona marítima, na qual operam cerca de 200 plataformas da Pemex, gera 78% do petróleo do país.
Em um comunicado, o Greenpeace recordou que o incêndio desta quarta-feira ocorre dias após o quinto aniversário do vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, a 80 km da costa de Nova Orleans (EUA), que causou 11 mortes e que se tornou o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Este novo incidente no México "evidencia mais uma vez que a aposta em petróleo é equivocada em todos os pontos de vista", reclama a organização ambiental.
Em janeiro de 2013, uma explosão na sede da Pemex deixou 37 mortos na Cidade do México. Em setembro de 2012, 30 trabalhadores morreram em uma explosão de gás em uma unidade de Reynosa (Tamaulipas, leste).
Nenhum comentário:
Postar um comentário