EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 19 de abril de 2015

Prefeitura não apresenta plano de mobilidade urbana em Araxá

Segundo assessoria, Prefeitura ainda deve criar plano.
Engenheiro de trânsito comentou locais que estão congestionados.

Maritza BorgesDo G1 Triângulo Mineiro
Av Antonio Carlos é liberada em Araxá (Foto: Reprodução / TV Integração)Av Antonio Carlos está congestionada,
diz engenheiro (Foto: Reprodução / TV Integração)
A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, não apresentou o Plano de Mobilidade Urbana para o Ministério das Cidades. O prazo foi até o dia 12 de abril. De acordo com a Lei da Política de Mobilidade Urbana, os municípios que não tenham apresentado o programa ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência.
A informação foi confirmada pela a assessoria de comunicação que informou que pela gestão ter assumido o Poder Executivo recentemente, em novembro do ano passado, ainda não teve tempo hábil para elaborar o projeto. Ainda segundo a assessoria, apesar disso, a Prefeitura tem planejamentos, e a intenção é de criar o plano.
G1 entrou em contato com o engenheiro de trânsito e transporte, José Maria Resende Trindade, especializado em segurança do trânsito, que informou que as mudanças eo crescimento ocorridos nos últimos anos deixou a cidade com vários pontos de congestionamento.
A cidade tem uma frota de 60 mil veículos, segundo a Assessoria de Transito e Transportes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a estimativa é que a cidade tenha aproximadamente 101 mil habitantes, o que dá em média, quase dois habitantes por veículo.
José Maria informou que atualmente a cidade está congestionada especialmente no Centro. “Nós temos uma cidade bem truncada, eu poderia dizer que nesse hipercentro, próximo à Igreja Matriz, cemitério, Avenida Costa Sena, Vereador João Sena, estão todas cheias. A mudança que teve na Antônio Carlos interrompeu todo hipercentro da cidade. Teria que ter pensado essa questão central, porque é praticamente no coração do município”, disse.
Ele ressalta que para solucionar os problemas da mobilidade urbana na cidade deve perceber também os entornos. “De nada adianta resolver coisa pontual se não resolver os entornos. Temos problemas na João Paulo II com a Vereador João Sena e também com a Rua Uberaba. Temos um problema sério que é um travamento na Rua Rio Branco, pois ela passou a ser eixo”, comentou.
ARAXÁ AVENIDA ANTÔNIO CARLOS TRÂNSITO TRIÂNGULO MINEIRO (Foto: TV Integração/Reprodução)Retorno de Dom José Gaspar foi aberto para auxiliar
na fluidez (Foto: TV Integração/Reprodução)
Outro ponto citato pelo especialista foi a falta de estacionamento no Centro. “Esqueceram que precisa ter estacionamento. Proporcionalmente Araxá está igual à São Paulo em relação à espaço físico, habitantes e veículos. Esse problema sério, um resultado do número de carros que aumentou”, afirmou.
De acordo com José, uma das opções para desafogar o Centro, na Avenida Antônio Carlos, é ligar as ruas Calimério Guimarães com a Capitão José Porfírio. “Ali, se não tiver esse escape de vazão de veículos vamos continuar com problema de fluidez e segurança no trânsito, pois misturou veículos com pedestres. Na parte de cima, na rua Dom José Gaspar, o mesmo problema. Aquele fechamento não deveria ser feito, agora abriu, mas ainda é necessário uma obra apropriada. Precisa de um estudo e estacionamento. Além disso, por ser uma cidade histórica, as vias são estreitas, tem problemas de geometria", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...