Para caber no bolso do franqueado, redes apostam em unidades menores.
Franquias encolheram, mas faturamento do setor cresceu 9,2%.
Em tempos de economia fraca, as redes de franquias têm apostado em modelos mais compactos para caber no bolso do franqueado. Elas reduziram o espaço físico das lojas e inventaram negócios sobre rodas. Em alguns casos, o custo para abrir uma unidade mais “enxuta” chega a ficar quase 70% mais barato.
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Algumas redes trocaram lojas por quiosques em shoppings – que costumam ter aluguel menor e menos despesas fixas, como luz e água. Outras lançaram unidades móveis e carrinhos e buscam áreas onde o custo de locação por metro quadrado é reduzido.
“A aposta em modelos compactos já é uma realidade de mercado”, conta o diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) André Friedheim. “Os franqueadores buscam cada vez mais pontos comerciais alternativos e fazem adaptações ao novo contexto econômico”.
Ainda que menores, as redes de franquias ampliaram o número de unidades e o faturamento, de acordo com a ABF. A indústria de franchising faturou 9,2% a mais no 1º trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor foi de R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões.
Os segmentos de alimentação, estética e ensino foram os que mais reduziram o tamanho de suas unidades, segundo Friedheim. “As redes não deixaram de ter seus modelos tradicionais. Apenas decidiram apostar em negócios com investimento menor”, diz.
O diretor da ABF acredita que, apesar da fraqueza na economia, o momento é oportuno para franqueados investirem. “Na baixa, é possível alugar pontos mais baratos e contratar mão de obra mais em conta, por exemplo”.
“A aposta em modelos compactos já é uma realidade de mercado”, conta o diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) André Friedheim. “Os franqueadores buscam cada vez mais pontos comerciais alternativos e fazem adaptações ao novo contexto econômico”.
Ainda que menores, as redes de franquias ampliaram o número de unidades e o faturamento, de acordo com a ABF. A indústria de franchising faturou 9,2% a mais no 1º trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor foi de R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões.
Os segmentos de alimentação, estética e ensino foram os que mais reduziram o tamanho de suas unidades, segundo Friedheim. “As redes não deixaram de ter seus modelos tradicionais. Apenas decidiram apostar em negócios com investimento menor”, diz.
O diretor da ABF acredita que, apesar da fraqueza na economia, o momento é oportuno para franqueados investirem. “Na baixa, é possível alugar pontos mais baratos e contratar mão de obra mais em conta, por exemplo”.
Veja exemplos de franquias que ficaram mais “enxutas”:
LOS PALETEROS
Modelo padrão: O franqueado precisa desembolsar R$ 435 mil para abrir a loja e R$ 290 mil para o quiosque de 6,6 a 12 metros quadrados.
Modelo compacto: No modelo de carrinho, o custo é de R$ 140 mil.
Economia para o franqueado: 67% em relação à loja e 51% em relação ao quiosque.
Modelo padrão: O franqueado precisa desembolsar R$ 435 mil para abrir a loja e R$ 290 mil para o quiosque de 6,6 a 12 metros quadrados.
Modelo compacto: No modelo de carrinho, o custo é de R$ 140 mil.
Economia para o franqueado: 67% em relação à loja e 51% em relação ao quiosque.
PATRONI
Modelo padrão: As unidades Classic e Premium possuem investimento inicial de R$ 400 mil a R$ 450 mil, com área da unidade de 33m² a 70m².
Modelo compacto: Já o modelo Patroni Expresso possui investimento inicial a partir de R$ 150 mil com área de 30m².
Economia para o franqueado: 62%
Modelo padrão: As unidades Classic e Premium possuem investimento inicial de R$ 400 mil a R$ 450 mil, com área da unidade de 33m² a 70m².
Modelo compacto: Já o modelo Patroni Expresso possui investimento inicial a partir de R$ 150 mil com área de 30m².
Economia para o franqueado: 62%
HOPE
Modelo padrão: O modelo tradicional da franquia possui investimento inicial de R$ 400 mil e tamanho de 35 a 60m².
Modelo compacto: Chamado de “Hope 1.0”, este formato de negócio possui investimento inicial de R$ 200 mil e de 25 a 40m².
Economia para o franqueado: 50%
Modelo padrão: O modelo tradicional da franquia possui investimento inicial de R$ 400 mil e tamanho de 35 a 60m².
Modelo compacto: Chamado de “Hope 1.0”, este formato de negócio possui investimento inicial de R$ 200 mil e de 25 a 40m².
Economia para o franqueado: 50%
SIGBOL
Modelo padrão: A franquia no padrão full possui como investimento inicial R$ 94 mil e 85m².
Modelo compacto: O padrão Smart tem investimento inicial de R$ 63 mil e loja de 60m².
Economia para o franqueado: 32%
Modelo padrão: A franquia no padrão full possui como investimento inicial R$ 94 mil e 85m².
Modelo compacto: O padrão Smart tem investimento inicial de R$ 63 mil e loja de 60m².
Economia para o franqueado: 32%
OTICAS DINIZ
Modelo padrão: o investimento inicial de uma loja padrão (de 80m² a 100m²), atualmente na faixa de R$ 100 mil a R$ 250 mil.
Modelo compacto: Uma loja com tamanho a partir de 40 metros quadrados tem investimento inicial a partir de R$ 50 mil.
Economia para o franqueado: 50%
Modelo padrão: o investimento inicial de uma loja padrão (de 80m² a 100m²), atualmente na faixa de R$ 100 mil a R$ 250 mil.
Modelo compacto: Uma loja com tamanho a partir de 40 metros quadrados tem investimento inicial a partir de R$ 50 mil.
Economia para o franqueado: 50%
HELADO MONTERREY
Modelo padrão: A loja conceito possui investimento de R$ 300 mil e 30m2.
Modelo compacto: O quiosque possui investimento inicial de R$ 140 mil e 6m². Já o carrinho possui investimento inicial de R$ 120 mil e 3m².
Economia para o franqueado: 53% em relação à loja, e 60% em relação ao quiosque.
Modelo padrão: A loja conceito possui investimento de R$ 300 mil e 30m2.
Modelo compacto: O quiosque possui investimento inicial de R$ 140 mil e 6m². Já o carrinho possui investimento inicial de R$ 120 mil e 3m².
Economia para o franqueado: 53% em relação à loja, e 60% em relação ao quiosque.
RESTAURA JEANS
Modelo padrão: Uma loja tradicional exige área de, no mínimo, 50m². O investimento inicial é a partir de R$ 100 mil.
Modelo compacto: A Restaura Jeans Store tem investimento de R$ 69,9 mil. O tamanho exigido é de 30m².
Economia para o franqueado: 30%
Modelo padrão: Uma loja tradicional exige área de, no mínimo, 50m². O investimento inicial é a partir de R$ 100 mil.
Modelo compacto: A Restaura Jeans Store tem investimento de R$ 69,9 mil. O tamanho exigido é de 30m².
Economia para o franqueado: 30%
LIG LIG
Modelo padrão: Na loja de rua, o investimento é de R$ 220 mil a R$ 350 mil (com taxa de franquia, que é de R$ 39 mil). A área mínima exigida é 120m².
Modelo compacto: O modelo para praça de alimentação de shopping requer de R$ 210 mil a R$ 335 mil. E a área é bem menor: 40m².
Economia para o franqueado: de 4,5% a 4,2%
Modelo padrão: Na loja de rua, o investimento é de R$ 220 mil a R$ 350 mil (com taxa de franquia, que é de R$ 39 mil). A área mínima exigida é 120m².
Modelo compacto: O modelo para praça de alimentação de shopping requer de R$ 210 mil a R$ 335 mil. E a área é bem menor: 40m².
Economia para o franqueado: de 4,5% a 4,2%
DR SHAPE SUPRIMENTOS
Modelo padrão: Quando se lançou no mercado, tinha apenas a chamada Loja Monster, cujo investimento inicial é a partir de R$ 200 mil e exige uma área a partir de 150m².
Modelo compacto: Há pouco mais de dois anos, lançou uma formatação menor, a Dr. Shape Express, com área de implantação de 50m² a 80m². O investimento inicial é de R$ 150 mil a R$ 180 mil.
Economia para o franqueado: 25%
Modelo padrão: Quando se lançou no mercado, tinha apenas a chamada Loja Monster, cujo investimento inicial é a partir de R$ 200 mil e exige uma área a partir de 150m².
Modelo compacto: Há pouco mais de dois anos, lançou uma formatação menor, a Dr. Shape Express, com área de implantação de 50m² a 80m². O investimento inicial é de R$ 150 mil a R$ 180 mil.
Economia para o franqueado: 25%
CREPS
Modelo padrão: O investimento para abrir uma loja de shopping é a partir de R$ 220 mil. Uma loja de rua custa ao franqueado a partir de R$ 250 mil.
Modelo compacto: o modelo para delivery e eventos custa a partir de R$ 20 mil. Já o food truck , entre R$ 120 mil e R$ 240 mil) e o moto food, de R$ 40 mil a 80 mil.
Economia para o franqueado: 92% do mais caro para o mais barato.
Modelo padrão: O investimento para abrir uma loja de shopping é a partir de R$ 220 mil. Uma loja de rua custa ao franqueado a partir de R$ 250 mil.
Modelo compacto: o modelo para delivery e eventos custa a partir de R$ 20 mil. Já o food truck , entre R$ 120 mil e R$ 240 mil) e o moto food, de R$ 40 mil a 80 mil.
Economia para o franqueado: 92% do mais caro para o mais barato.
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