EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Morre em Salvador o antropólogo Roberto Albergaria

Roberto Albergaria de Oliveira foi professor e membro do Departamento de Antropologia e Etnologia da Ufba
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 03/07/2015 18:16:02
  
O antropólogo e historiador baiano Roberto Albergaria morreu nesta sexta-feira (3), em Salvador. O corpo de Albergaria foi encontrado por volta das 15h em sua casa, na Avenida Luis Tarquínio, no Largo de Roma, na Cidade Baixa. 
(Foto: Divulgação)
Roberto Albergaria de Oliveira foi, por mais de 20 anos, professor e membro do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele se formou em História, em 1974, pela mesma universidade, e se especializou em Antropologia pela Universidade de Paris VII. Na França, Albergaria obteve o título de Doutor em Antropologia pela Universidade de Sorbonne.
Seu trabalho se concentrava na área da antropologia do cotidiano, urbana e histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, carnaval, sociabilidade, simbolismo e baianidade. 
Conhecido por seu tom irônico e debochado, Albergaria atualmente era comentarista da Rádio Metrópole. Não há informações sobre o local e horário do sepultamento. 
"Albergaria fazia as pessoas refletirem sobre a vida e a sociedade, com bom humor e irreverência, suas crônicas e conferências vão deixar saudade. Meu abraço aos familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus conforte a todos", disse o governador Rui Costa em postagem feita no seu perfil no Facebook.
O apresentador Mário Kértesz comentou a morte do antropólogo através de uma nota divulgada no site Metro 1. "Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Albergaria. A Bahia perde uma das mentes mais brilhantes da sua história. Politicamente incorreto, Albergaria recusava a sisudez do mundo acadêmico ao mesmo tempo em que levava conhecimento para muito além das barreiras da universidade. Mas, sobretudo, vai um amigo. Ao longo dos 15 anos de história do Grupo Metrópole, aprendi um pouco mais graças à verve irreverente e à capacidade de pensar de Albergaria. Com seus comentários e suas participações, ele enriqueceu muito o Grupo Metrópole, nossos ouvintes e a mim pessoalmente".
Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) lamentou o falecimento de Albergaria e afirmou que ele "contribuiu para a divulgação e valorização da história e cultura da Bahia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...