Por Charlotte Greenfield e Gayatri Suroyo
JACARTA, 9 Jan (Reuters) – As equipes de busca e salvamento
da Indonésia que vasculham os destroços de um avião de
passageiros AirAsia detectaram sinais emitidos por caixa-pretas,
chamados de "pings', em suas ações para encontrar os gravadores
de voo nesta sexta-feira, disse uma autoridade, 12 dias depois
do desaparecimento do avião com 162 pessoas a bordo.
O voo QZ8501 da companhia indonésia AirAsia desapareceu dos
radares em 28 de dezembro, a menos da metade do de um
percurso de duas horas iniciado na segunda maior cidade da
Indonésia, Surabaya, com destino a Cingapura. Não houve
sobreviventes.
Quarenta e oito corpos, incluindo dois ainda presos aos
assentos, foram encontrados em águas nos arredores de Bornéu,
mas os ventos fortes e ondas altas têm prejudicado os esforços
para alcançar grandes pedaços do que se suspeita sejam os
destroços, detectados por sonar no fundo do mar.
O Airbus A320-200 carrega as caixas com gravações
de voz da cabine e os registros de dados perto da cauda do
avião. Autoridades alertaram, porém, que elas poderiam ter se
separado da cauda.
Sayogo Santoso, investigador do Comitê Nacional de Segurança
do Transporte, disse que parece que os gravadores de voo não
estão mais na parte traseira do avião.
"Recebemos uma atualização do campo de que o localizador dos
sinais já detectou pings", disse ele à Reuters.
"Nós estamos cruzando os dedos para que sejam as
caixas-pretas. Os mergulhadores precisam confirmar.
Infelizmente, parece que estão fora da cauda. Mas os
mergulhadores precisam confirmar a posição."
A cauda foi encontrada na quarta-feira, virada de cima para
baixo no fundo do mar, a aproximadamente 30 quilômetros da
última localização conhecida do avião e a uma profundidade de
cerca de 30 metros.
O chefe da agência de busca e salvamento, Fransiskus Bambang
Soelistyo, disse que considera que os registado dos dados de voo
ainda estão na cauda e as informações de que haviam se separado
ainda precisam ser confirmadas.
"Os mergulhadores estão prendendo a cauda e depois vamos
tentar içá-la de duas maneiras –balões combinados com
guindastes flutuantes, de modo que a cauda do avião não seja
danificada", disse a jornalistas. "Isso porque nós partimos do
pressuposto de que as caixas-pretas estão na parte da cauda."
Ele disse que dois corpos foram encontrados ainda presos a
seus lugares. A local afirmou que um deles foi retirado da
cabine do avião.
"Atender as vítimas ainda é a nossa principal prioridade,
além da caixa preta", afirmou Soelistyo.
O grupo AirAsia , com sede na Malásia, detém 49 por
cento de propriedade da companhia aérea AirAsia e está sob
pressão das autoridades em Jacarta desde o acidente.
O Ministério dos Transportes suspendeu a licença da
companhia para voos Surabaya-Singapura, dizendo que só tinha
permissão para fazer o percurso às segundas, terças, quintas e
sábados. O voo QZ8501 decolou em um domingo, mas o próprio
ministério diz que isso não teve nenhuma influência no acidente.
Embora a causa do acidente não seja conhecida, o serviço
meteorológico nacional disse que tempestades tropicais sazonais
comuns na área poderiam ter sido um fator na tragédia.
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))
REUTERS AC
Leia Mais sobre a Notícia nesse Link: Autoridade diz que foram captados sinais que podem ser de caixas-pretas de avião da AirAsia - Ultimoinstante Notícias de Hoje
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JACARTA, 9 Jan (Reuters) – As equipes de busca e salvamento
da Indonésia que vasculham os destroços de um avião de
passageiros AirAsia detectaram sinais emitidos por caixa-pretas,
chamados de "pings', em suas ações para encontrar os gravadores
de voo nesta sexta-feira, disse uma autoridade, 12 dias depois
do desaparecimento do avião com 162 pessoas a bordo.
O voo QZ8501 da companhia indonésia AirAsia desapareceu dos
radares em 28 de dezembro, a menos da metade do de um
percurso de duas horas iniciado na segunda maior cidade da
Indonésia, Surabaya, com destino a Cingapura. Não houve
sobreviventes.
Quarenta e oito corpos, incluindo dois ainda presos aos
assentos, foram encontrados em águas nos arredores de Bornéu,
mas os ventos fortes e ondas altas têm prejudicado os esforços
para alcançar grandes pedaços do que se suspeita sejam os
destroços, detectados por sonar no fundo do mar.
O Airbus A320-200 carrega as caixas com gravações
de voz da cabine e os registros de dados perto da cauda do
avião. Autoridades alertaram, porém, que elas poderiam ter se
separado da cauda.
Sayogo Santoso, investigador do Comitê Nacional de Segurança
do Transporte, disse que parece que os gravadores de voo não
estão mais na parte traseira do avião.
"Recebemos uma atualização do campo de que o localizador dos
sinais já detectou pings", disse ele à Reuters.
"Nós estamos cruzando os dedos para que sejam as
caixas-pretas. Os mergulhadores precisam confirmar.
Infelizmente, parece que estão fora da cauda. Mas os
mergulhadores precisam confirmar a posição."
A cauda foi encontrada na quarta-feira, virada de cima para
baixo no fundo do mar, a aproximadamente 30 quilômetros da
última localização conhecida do avião e a uma profundidade de
cerca de 30 metros.
O chefe da agência de busca e salvamento, Fransiskus Bambang
Soelistyo, disse que considera que os registado dos dados de voo
ainda estão na cauda e as informações de que haviam se separado
ainda precisam ser confirmadas.
"Os mergulhadores estão prendendo a cauda e depois vamos
tentar içá-la de duas maneiras –balões combinados com
guindastes flutuantes, de modo que a cauda do avião não seja
danificada", disse a jornalistas. "Isso porque nós partimos do
pressuposto de que as caixas-pretas estão na parte da cauda."
Ele disse que dois corpos foram encontrados ainda presos a
seus lugares. A local afirmou que um deles foi retirado da
cabine do avião.
"Atender as vítimas ainda é a nossa principal prioridade,
além da caixa preta", afirmou Soelistyo.
O grupo AirAsia , com sede na Malásia, detém 49 por
cento de propriedade da companhia aérea AirAsia e está sob
pressão das autoridades em Jacarta desde o acidente.
O Ministério dos Transportes suspendeu a licença da
companhia para voos Surabaya-Singapura, dizendo que só tinha
permissão para fazer o percurso às segundas, terças, quintas e
sábados. O voo QZ8501 decolou em um domingo, mas o próprio
ministério diz que isso não teve nenhuma influência no acidente.
Embora a causa do acidente não seja conhecida, o serviço
meteorológico nacional disse que tempestades tropicais sazonais
comuns na área poderiam ter sido um fator na tragédia.
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))
REUTERS AC
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