Estratégia de vendas diretas ao cliente será repetida no Brasil
Já anunciada oficialmente no Brasil, a Xiaomi deve
lançar seu primeiro aparelho ainda no primeiro semestre deste ano
segundo apurou o iG com fontes que pediram anonimato.
Além disso, os smartphones deverão ser fabricados no País por meio de
parcerias, não reveladas, e vendidos pela internet, seguindo a
estratégia da empresa de comercializar seus produtos diretamente aos
consumidores. Alguns acessórios que complementam a linha de smartphones
também devem chegar ao Brasil.
Lei Jun, fundador e presidente da Xiaomi, em evento da empresa. Foto: Getty Images
1/6
Os
rumores da chegada da Xiaomi estão no mercado desde o ano passado, mas
pouco se sabe sobre a operação brasileira na empresa além do fato de que
existe um escritório na Vila Olímpia. Terceira maior fabricante de
smartphones do mundo, com forte presença no seu país natal, a China, a
Xiaomi vem sendo chamada de a Apple da China por seu design minimalista e
pelas vestimentas de seu CEO. Lei Jun ocasionalmente usa roupas
parecidas com as que Jobs utilizava para apresentar iPhones e iPads.
No
ano passado, a Anatel aprovou o primeiro aparelho da fabricante chinesa
Xiaomi no Brasil. O certificado de homologação se refere ao aparelho de
modelo 2014715, usado para identificar o smartphone Note 4G.
Hugo Barra faz aparição relâmpago na MWC 2015
Conhecida
por sua estratégia basicamente online, a Xiaomi não está entre as
fabricantes de smartphones presentes na MWC 2015, feira que acontece até
quinta-feira (5) em Barcelona, na Espanha. No entanto, Hugo Barra, o
brasileiro encarregado da expansão global da Xiaomi, fez uma passagem
relâmpago pelo evento na terça-feira (3), sem nem falar com os
jornalistas. Em uma conferência de não mais de 15 minutos, Barra falou
da importância dos consumidores para a Xiaomi, em como a empresa faz
produtos "com a comunidade e para a comunidade".
Na China, onde é
uma das líderes de mercado, a Xiaomi conta com um fórum de fãs de mais
de 40 milhões de usuários que palpitam sobre os aparelhos. De acordo com
o vice-presidente da empresa, várias das sugestões dadas são
incorporadas aos produtos. Além disso, 10% dos usuários do fórum MIUI
são beta, ou seja, testam as atualizações de software antes de todo
mundo. Toda a sexta-feira a Xiaomi lança uma nova atualização para seus
consumidores, religiosamente.A vasta comunidade de fãs da Xiaomi é uma das razões do sucesso da compania. Eles se autodenominam de "Mi-fãs", criam fã-clubes e tem até um dia próprio, o "Mi-fan Day" celebrado em 6 de abril, data que a Xiaomi costuma realizar campanhas e anunciar novos produtos.
Em expansão também na Europa, a Xiaomi é conhecida pelos produtos de ótimas especificações vendidos a preços mais baixos do que seus concorrentes diretos.
*A jornalista viajou a Barcelona a convite da LG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário