EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 30 de janeiro de 2016

Sorocaba recebe mutirão estadual contra o mosquito da dengue

 
   



O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, esteve na manhã deste sábado em Sorocaba para participar das ações locais do mutirão estadual "Todos juntos contra o Aedes aegypti". As atividades tiveram início às 8h e prosseguem até a tarde, com ações educativas na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade, e arrastões e nebulização nas ruas do bairro Nova Sorocaba.

A atividade é promovida pelo governo do Estado e acontece, durante o final de semana, em 250 municípios paulistas. No dia 1º será lançado um site para que a população denuncie locais onde há criadouros do mosquito em todo o Estado.

Em Sorocaba, participam da ação 30 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), ligada ao Governo do Estado, e 10 da Vigilância em Saúde da SES, além de voluntários. O arrastão consiste em orientação da população, assim como na inspeção dos imóveis, eliminação de criadouros, remoção mecânica e tratamento químico se necessário.

A Sucen reforça que o levantamento larvário realizado em janeiro, na área de abrangência da Diretoria Regional de Saúde (DRS) 16 da qual Sorocaba e mais 47 municípios fazem parte -, mostra que para cada 100 imóveis, quatro apresentam larvas do Aedes. O índice é alto, uma vez que o Ministério da Saúde (MS) estipula que esse número deveria, no mínimo, ser quatro vezes menor.

O bairro Nova Sorocaba foi escolhido como alvo da ação uma vez que há maior incidência de casos confirmados de dengue ou suspeitos de zika ou chikungunya. No local, atuam duas equipes com quatro agentes de vigilância sanitária e cinco voluntários cada, além de dois caminhões para transporte de materiais inservíveis, com mais três colaboradores cada um.

Já a nebulização, por meio da aplicação de inseticida nas residências, está sendo feita por trios de agentes de controle de vetor da Sucen em locais onde o arrastão já foi feito anteriormente pela SES. Os locais possíveis estão situados nos bairros Cajuru do Sul, Jardim Colorau, Wanel Ville 5 e Granja Olga.

Mapa interativo

Na segunda-feira, 1º de fevereiro será lançado um site onde a população poderá denunciar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um mapa interativo que permitirá que a população colabore com o poder público indicando pontos em que há evidências da presença do mosquito. As denúncias serão direcionadas aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem a eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais.

O site também permitirá o acesso a videoaulas com orientações e instruções relacionadas ao mosquito transmissor, à prevenção e proteção contra as doenças transmitidas pelo mosquito. Além disso, estarão disponíveis materiais informativos da campanha "Todos Juntos Contra o Aedes aegypti", como banners e cartazes. A ferramenta estará disponível no site da Secretaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...