EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 30 de janeiro de 2016

CARNAVAL; Fuzuê e Furdunço mudam trânsito na Barra neste fim de semana; veja programação

Quem for de carro contará com 150 vagas de estacionamento de Zona Azul
Bruno Wendel (bruno.cardoso@redebahia.com.br)
  
Faltam cinco dias para a abertura oficial do Carnaval de Salvador, quando o Rei Momo recebe do prefeito a chave da cidade e dá início aos festejos. Mas você não precisa esperar até lá para cair na folia. Hoje já tem, literalmente, Fuzuê na rua, e amanhã, muito Furdunço. Tudo isso no pré-Carnaval da Barra, que acontece no circuito Orlando Tapajós, entre o Centro Espanhol até o Farol, na Avenida Oceânica. As festas vão contar com esquema especial da prefeitura, com mudanças, principalmente, no trânsito da área da orla da Barra, e plano de segurança da Polícia Militar (veja abaixo).
“Criamos o conceito do pré-Carnaval de forma estratégica para Salvador. A ideia é fazer com que os turistas antecipem sua chegada à cidade e também dar um motivo a mais para que os soteropolitanos que viajam, adiem a sua saída”, explicou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
(Foto: CORREIO Gráficos)
Hoje, a festa conta com 10 atrações que relembram o antigo Carnaval de rua, em blocos acústicos, com bandinhas, fanfarras e mascarados. Amanhã, são 35 atrações, algumas delas em trios e minitrios, com destaque para Carlinhos Brown e a Caetanave, Baby e Paulinho Boca, Alavontê e Baiana System (ver programação na página ao lado). 

Interdições
Nos dois dias, das 14h às 23h, será proibido estacionar na Av. Oceânica, entre a Av. Adhemar de Barros e o Farol da Barra, na Av. Centenário, na Rua Afonso Celso e na Rua Cezar Zama, da Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes. Nas vias transversais à Avenida Oceânica, entre 14h e 23h, estará proibido estacionar e trafegar de carro no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.
A proibição também se aplicará ao trecho da Avenida Oceânica entre o Cristo e a Avenida Adhemar de Barros, das 8h às 23h. Na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol, e na Avenida Oceânica, entre o Largo do Farol e o Cristo, a proibição será de 14h às 23h. Terão sentido duplo de tráfego, entre 14h e 23h, a Av. Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã, a Rua Cezar Zama, a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Rua Praguer Fróes, e a Barão de Itapuã.

Quem for de carro contará com 150 vagas de estacionamento de Zona Azul. Eles funcionarão das 12h à meia-noite, com cobrança de tarifa única de R$ 20, nas ruas Martagão Gesteira, Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos sentidos das vias e na Rua Juiz Rosalvo Torres.


Transporte
Já quem vai de ônibus, contará com uma operação especial de transporte. Hoje,  34 linhas com destino à Barra operarão  das 14h à 1h  com frota máxima.  As linhas com destino à Estação da Lapa, 20 ao todo, terão o prolongamento da frota máxima no mesmo horário.
Serão disponibilizados seis veículos como frota reguladora da Lapa que ficarão à disposição da estação das 20h às 3h30. Com a interdição do tráfego de veículos das 13h à 0h, entre Centro Espanhol e o Farol da Barra, nos dois dias, os itinerários das linhas que trafegam neste trecho sofrerão alterações também a partir das 13h.

Para quem optar pelo táxi, a frota total, de 7.272 veículos, poderá atuar nos pontos do Shopping Barra, Bompreço (Chame-Chame), Porto da Barra e Rotatória da Praça Lord Cochrane. Por conta das festas, um ponto foi criado na Av. Centenário, no último retorno no sentido Barris.
Alavontê volta comseu Pranchão amanhã, na Barra, durante o Furdunço. Hoje, festa terá grupos acústicos
(Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)
Limpeza e ordenamento
A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) disse que as equipes de fiscalização vão trabalhar no ordenamento, coibindo irregularidades como a venda de garrafas de vidro, espetos em geral e carros de mão obstruindo a passagem dos pedestres. A Limpurb, por sua vez, atuará com equipes executando serviços de varrição, coleta e lavagem.A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará de prontidão para atender os foliões nos dois dias de festa no final de semana que precede o Carnaval. Hoje, quem necessitar de atendimento médico contará com uma ambulância de suporte básico do Samu, além da UPA Barris, que estará funcionando normalmente.Amanhã, durante o Furdunço, o folião contará com o módulo do Farol da Barra, estrutura montada para atender as ocorrências na Rua Professor Lemos Brito. A estrutura, que funcionará das 12h de amanhã à meia-noite de segunda, contará com uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois assistentes, três técnicos em enfermagem, além de uma ambulância básica do Samu, bem como a UPA Barris.
Fuzuê e Furdunço terão segurança reforçada e guardas municipais
A Polícia Militar informou que, para o Fuzuê,  o policiamento da 11ª CIPM (Barra) estará direcionado para a festa, com o apoio da Operação Verão. Já no Furdunço, além da 11ª CIPM, irão reforçar o policiamento o Esquadrão Águia, a Operação Apolo, o Esquadrão de Polícia Montada, Operação Gêmeos, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-A), Rondesp Atlântico e 30 patrulhas, sendo cinco do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), dez do Batalhão de Choque e 15 do Comando do Policiamento Regional da Capital (CPRCA).
Os policiais estarão em pontos estratégicos do circuito na Barra e na Ondina e todo o entorno estará policiado com as unidades especializadas motorizadas e montada. Ainda de acordo com a PM, a quantidade de PMs e estrutura do policiamento são estabelecidos a partir do estudo de quantidade de público, atrações e outros aspectos estratégicos. Já a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vai atuar com guardas municipais — 300 guardas por dia no ordenamento dos ambulantes junto aos fiscais da Semop, além de auxiliar a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Transalvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...