Veja também
“É importante que venham outros [profissionais negros], só assim podemos falar que caminhamos para uma igualdade”, afirmou a jornalista, que recentemente se tornou a “garota do tempo” do Jornal Nacional
Por Redação
Maria Julia Coutinho, que recentemente se tornou a “garota do tempo” do Jornal Nacional, falou sobre a importância da representatividade negra no maior grupo de comunicação do Brasil, para a qual trabalha. Em entrevista ao blog Outro Canal, da Folha de S. Paulo, a jornalista, no entanto, fez um alerta: não pode ser a única, ou uma das poucas. “É importante que venham outros [profissionais negros], só assim podemos falar que caminhamos para uma igualdade”, afirmou.
Em um país onde mais da metade da população é de negros, poucos deles são vistos ocupando posição de destaque diante das câmeras da Rede Globo – algo que se observa nas demais emissoras. Consciente dessa realidade, Coutinho é taxativa: “Tem que haver outros representantes negros nessa função”, argumentou. “Não pode demorar tanto tempo para ter outra Glória Maria, outro Heraldo Pereira.”
A jornalista comentou ainda seu estilo irreverente de passar a previsão do tempo ao público que lhe assiste. “Quero falar com o telespectador como se estivesse na sala dele. Tenho carta branca para fazer isso”, disse.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Comentários
- José Santos · 9 De Julio, Buenos Aires, ArgentinaEu gosto muito de ver a Maria Julia,no jornal Nacional,ela é uma negra linda e bem capaz,isso mostra que se queremos algo temos que lutar,e não importar a cor da pele,quando se preparamos a cor da pele não vai impedir que nosso talento fique escondido ou reprimido por outra pessoa.
- Janaina Semolina · University of Southern CaliforniaVc não pode chamar de negra pq é um termo racista. Vc pode ser processado por isso...Vc é preconceituoso e merece ser processado. Seu racista!Responder · · há 40 minutos
- Enoque Levita · Quem mais comentou · Olavo BilacJosé Santos temos muito que lutar e aprender nós negros sempre fomos talentosos no brasil isso há muito tempo, há décadas temos engenheiros de renome como os IRMÃOS REBOUÇAS (TUNEL REBOLÇAS), atletas fenomenais em todos os níveis, músicos, poetas e até padres, porém, a população inclusive a negra, nem sabem que essas pessoas existiram e que são negros, por total, absurda exclusão social, PARABÉNS a querida MARIA JULIO COUTINHO, eu não me lembro de algum negro de destaque der essa opinião ao público, parabéns menina, que WAHWEH , lhe abençoe, somos remanescentes dos antigos hebreus israelitas, sabiam.Responder · · há 10 minutos
- Lancaster MontalbanPOR QUE NAO MAIS JAPONESES, OU RUIVOS, OU JUDEUS NO JORNALISMO? SÓ SE FALAM EM AFRO DESCENDENTES?
- Rosaria Rezende · UNIFAL-MGA Maria Júlia é a melhor garota da previsão do tempo que apareceu até hoje na Globo. Explana muito bem com detalhes a previsão do tempo. É como se estivesse dentro da casa do telespectador.Uma negra deveras muito bonita e carismática.Prende muito a atenção do telespectador quando aparece na previsão do tempo com suas explicações sucintas.Como disse a própria Júlia, a Globo deveria dar mais oportunidades para os afro=descendentes no rol do quadro de funcionários da Emissora.Maria Júlia tem um talento nato.
- Pedro Emanoell · Trabalha na empresa Sou Profissional LiberalEU SOU FÃ DESSA MAJÚ, É UMA NEGRA LINDA E MUITO TALENTOSA
- Michel Marcelino Rodrigues · MaringáMaria Júlia, competência ou incompetência não depende de cor ou etnia, você é uma profissional muito competente, chegou lá não pela sua cor. Defendo cota social nas universidades e em concursos públicos, pois tem muito branco pobre. Tanto no jornalismo como em qualquer outra área, vale o talento e a competência. As escolas estão abertas para todas as cores e raças, então vamos estudar.







Nenhum comentário:
Postar um comentário