EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 22 de novembro de 2015

Estamos solidários pela catástrofe em Mariana, diz chanceler da França

Laurent Fabius agradeceu por solidariedade após atentados em Paris.
Ministra do Meio Ambiente diz que foi o 'maior desastre ambiental' do país.

Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília
O ministro dos Negócios Estrangeiros e da França, Laurent Fabius, em entrevista à imprensa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)O ministro dos Negócios Estrangeiros e da França, Laurent Fabius, em entrevista à imprensa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, agradeceu neste domingo (22), em Brasília, aos brasileiros pela solidariedade após os atentados terroristas de Paris e também se solidarizou pela "catástrofe" em Mariana (MG), onde o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco contaminou a bacia do Rio Doce.
Estamos junto de vocês para qualquer coisa e para qualquer circunstância"
Laurent Fabius,
chanceler da França
"Estamos solidários com vocês pela catástrofe que houve em Mariana. Sei que é um acontecimento que teve várias consequências e que também foi sentido de forma bastante dolorosa. Não somente aqui, mas também na França. Estamos junto de vocês para qualquer coisa e para qualquer circunstância", afirmou Fabius, em entrevista à imprensa em Brasília.

Fabius veio ao país para conversar sobre os preparativos para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21), que ocorrerá entre 30 de novembro a 11 de dezembro em Paris.
Mais cedo, ele se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto num encontro que também contou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

No início da entrevista, Fabius disse que antes de falar sobre a COP-21, gostaria de agradecer ao governo e ao povo brasileiro pela solidariedade pelos atentados em Paris.
"Acho que o que aconteceu em Paris foi bastante sentido aqui e pudemos ver todos os sinais que vocês nos enviaram, a começar pela iluminação que vocês fizeram em vários prédios. Foi algo que realmente nos tocou", disse.
 
Na entrevista à imprensa, a ministra Izabella Teixeira chamou classificou o acidente em Mariana como "o maior desastre ambiental que o Brasil já enfrentou". Depois de falar das ações emergenciais para conter a chegada da lama ao litoral, a ministra disse que o segundo desafio é a recuperação de danos, que "não será de curto prazo".
"Temos um desafio enorme de restauração ambiental da bacia do Rio Doce, que é tão importante não só para os brasileiros, mas também para a economia do Brasil", disse. Ela também mencionou multas e indenizações que o governo estuda aplicar à Samarco.
"Será um trabalho de longo prazo, mas nós devolveremos aos brasileiros a bacia do Rio Doce recuperada e talvez em melhores condições do que está hoje", disse.
Não existe plano B porque não existe planeta B. Precisamos avançar, senão vai ser a terra inteira que vai ficar inviável pra a espécie humana"
Autor
COP-21
O ministro francês ressaltou que a cúpula representa um "compromisso ambicioso" dos países para a redução da emissão dos gases estufa, mas se mostrou otimista com o resultado das negociações, que deverão envolver cerca de 140 países. O maior objetivo do encontro é chegar a um acordo para limitar o crescimento da temperatura global em 2º C.

"Em Paris, temos um ambicioso compromisso. Ambicioso porque precisamos lutar contra as mudanças climáticas, mas também no sentido do compromisso porque a situação de diferentes países evidencia a necessidade de encontramos um acordo", disse.

Fabius ponderou ainda que, embora nem todas as nações tenham publicado o INDCs ("Intended Nationally Determined Contributions"), que é um compromisso assumido pelos países em relação a sua própria redução de emissão de gases estufa, já um engajamento maior.

"Vemos todo o engajamento de novos países. Hoje, temos 170 países de 195 que publicaram. (...) Mesmo aqueles que não entregaram o INDCs, o que pude perceber é uma vontade comum de todos", disse.
E completou: "Com relação às chances de sucesso, é necessário que haja sucesso em Paris porque, como disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, não existe plano B porque não existe planeta B. Precisamos avançar, senão vai ser a terra inteira que vai ficar inviável pra a espécie humana".

Por uma questão de segurança após os ataques terroristas, o ministro confirmou a decisão do governo de proibir as manifestações que estavam organizadas para ocorrerem paralelamente ao evento.

"Não estamos autorizando manifestações q seriam tranquilas e estavam previstas, mas não temos como assegurar a segurança 100% dessa quantidade de pessoas. Os organizadores entenderam muito bem", explicou.

Ele garantiu, no entanto, que a segurança dos chefes de estado e das delegações está assegurada com o reforço de forças civis e militares. Segundo ele, a decisão de manter a COP-21 foi uma resposta de que não se pode ceder ao terrorismo. "O problema de mudanças climáticas é um problema mundial", justificou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...