EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hidrelétrica pode ter causado morte de peixes no rio Araguari, diz polícia

Hipótese é que comportas tenham elevado oxigênio em rio do Amapá.
É o quarto registro de morte de peixes na orla de Ferreira Gomes.

Abinoan SantiagoDo G1 AP
Orla amanheceu cheia de peixes mortos em Ferreira Gomes (Foto: Moroni Guimarães/Arquivo Pessoal)Orla amanheceu cheia de peixes mortos na
sexta-feira (13), em Ferreira Gomes (Foto: Moroni
Guimarães/Arquivo Pessoal)
morte de peixes no rio Araguari, em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, pode ter sido causada na sexta-feira (13) pela abertura das comportas da hidrelétrica Ferreira Gomes Energia. A hipótese é da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que iniciou uma investigação nesta segunda-feira (16).
A edição desta segunda-feira do Amapá TV, da Rede Amazônica no Amapá, apontou que uma análise prévia da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também indica a mesma hipótese. A suspeita é que manobras irregulares nas comportas podem ter liberado água acima do permitido, resultando no excesso de oxigênio em determinado perímetro do rio, informou o jornal.
G1 entrou em contato com a Ferreira Gomes Energia, mas não houve retorno até esta publicação. A Sema calcula que tenham morrido 150 quilos de peixes no rio. Eles amanheceram mortos na sexta-feira ao longo da orla de Ferreira Gomes.
A mortandade ocorrida na sexta-feira é a quarta em menos de um ano no município às margens do rio Araguari. Em 2014, a Ferreira Gomes Energia chegou a ser multada em R$ 20 milhões após um laudo do Instituto de Meio Ambiente (Imap) constatar que a abertura inadequada das comportas da hidrelétrica elevou o nível de oxigenação da água.
Para o delegado Sávio Pinto, existem fortes indícios de que a morte dos peixes tenha mais vez relação com a atuação da Ferreira Gomes Energia por causa do retrospecto da empresa.
"Quando havia apenas uma usina hidrelétrica, que era apenas Coaracy Nunes, nunca tínhamos visto um fato dessa natureza. Após a instalação da Ferreira Gomes, veio a mortandade de peixes e inundações. Essas coisas devem ser esclarecidas", comentou o delegado, fazendo referência àcheia que atingiu Ferreira Gomes em maio.
Morte de peixes
Além da registrada neste ano, em 2014 foram mais três ocorrências de mortes de peixes na orla de Ferreira Gomes. O Imap emitiu um laudo na ocasião descartando qualquer tipo de poluição na água por causa da característica do rio, que tem grande capacidade de diluir substâncias.
primeira vez que os peixes apareceram mortos foi em agosto de 2014. Os outros registros ocorreram em outubro e novembro, no mesmo local. Pescadores chegaram a realizar um protesto no município por causa dos prejuízos para a atividade.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...