EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 29 de novembro de 2015

Em Abu Dhabi, Nico encerra ano com terceira vitória seguida. Massa é o 8º

Hamilton até tenta, mas não consegue acompanhar ritmo do alemão na pista de Yas Marina. Última prova do ano tem pouco destaque para brasileiros. Nasr cruza em 15º

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Lewis Hamilton até ameaçou e tentou uma ofensiva, mas Nico Rosberg aumentou a coleção de vitórias nesta reta final da temporada 2015 com um triunfo impecável na pista de Abu Dhabi, palco da derradeira etapa do campeonato, neste domingo. O alemão chegou à sua sexta vitória este ano - a terceira consecutiva partindo da pole position - e voltou a ofuscar o companheiro inglês, consagrado campeão com quatro corridas de antecedência. A Mercedes, no entanto, não teve do que reclamar no moderno circuito de Yas Marina, alcançando sua 12ª dobradinha na temporada e batendo o recorde da própria equipe no ano passado.  
Kimi Raikkonen completou o pódio, e Sebastian Vettel fez uma excelente corrida de recuperação, saindo em 15º para cruzar a linha de chegada em 4º. O espetáculo crepuscular nos Emirados Árabes Unidos, com largada próxima ao pôr do sol e boa parte da corrida disputada à noite, com iluminação especial, não reservou bons resultados para os representantes brasileiros.Felipe Massa bem que tentou, mas não conseguiu nada melhor que o oitavo lugar, mesma posição de onde largou. Felipe Nasr também enfrentou uma prova difícil e acabou apenas em 15º, logo atrás do companheiro Marcus Ericsson.   
Nico Rosberg comemora vitória na prova de encerramento da temporada, em Abu Dhabi (Foto: Divulgação)Nico Rosberg comemora vitória na prova de encerramento da temporada, em Abu Dhabi (Foto: Divulgação)

Os títulos dos Mundiais de Pilotos e Construtores já estavam decididos para Hamilton e Mercedes, respectivamente, mas a terceira vitória consecutiva de Rosberg serviu ao menos para diminuir a diferença em relação ao companheiro. O alemão termina o ranking com 322 pontos, 59 a menos que o tricampeão mundial, mas bem à frente do compatriota Vettel, terceiro colocado com 278 pontos. Massa fechou a temporada em sexto, com 121 pontos, atrás dos finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas, quarto e quinto colocados, com 150 e 136 pontos, respectivamente. Nasr fechou sua estreia como titular na Fórmula 1 em 13º, com 27 pontos, 18 a mais que o companheiro Ericsson, 18º colocado geral (confira a classificação completa).
A Fórmula 1 se prepara agora para o merecido descanso do fim de ano e retoma suas atividades para os testes da pré-temporada 2016, em março. As sessões no Circuito da Catalunha serão realizadas entre o dia 1º e quatro de março, e entre os dias 15 e 18 do mesmo mês. Com 21 etapas - duas a mais que este ano, por causa do retorno do GP da Alemanha e da estreia do GP da Europa, no Azerbaijão, a temporada 2016 tem início marcado para 20 de março, com o GP da Austrália. O GP do Brasil será o penúltimo do calendário, no dia 13 de novembro (confira o calendário 2016 completo). 
Nico Rosberg celebra vitória no GP de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)Nico Rosberg celebra vitória no GP de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
A corrida  
Rosberg controlou Hamilton e manteve a ponta na largada, que teve bandeira amarela após incidente entre Maldonado e Alonso na primeira curva. O episódio teve início com toque entre Nasr e o piloto da McLaren, que acabou afetando o venezuelano da Lotus, forçado a abandonar a corrida. O espanhol se encaminhou aos boxes para reparos, enquanto Nasr antecipou seu pit stop na oitava volta, por medida de precaução.   
Massa largou em oitavo, ganhou uma posição, mas foi novamente ultrapassado e completou a primeira volta em sua posição original. Nasr era o 14º, enquanto Vettel ganhou três posições e aparecia em 12º. A largada foi ruim para o finlandês Bottas, que caiu de sexto para 10º. Enquanto isso, Rosberg tratava de abrir distância em relação a Hamilton, que era seguido de perto pelaFerrari de Kimi Raikkonen.  
Os pilotos começaram a parar nos boxes na oitava volta. Pouco depois, uma barbeiragem inacreditável chamou a atenção no pitlane. A Williams liberou Bottas sem ver a aproximação de Button, e o finlandês acabou acertando o inglês. Em razão do incidente, o companheiro de Massa foi punido em 5s. Hamilton fez sua parada na 12ª volta e retornou em terceiro, atrás de Vettel, que preferiu adotar uma estratégia de retardar o pit stop.   
O inglês da Mercedes passou Vettel na 14ª e recuperou a segunda posição, enquanto a diferença em relação a Rosberg já superava a casa de 7 segundos. Enquanto isso, Felipe Massa era o nono, e Nasr o 15º, ambos tendo perdido uma posição em relação à largada. Com pneus mais novos, Raikkonen reassume o terceiro lugar ao passar o companheiro Vettel, que apostou na estratégia de adiar a primeira ida aos boxes, após largar apenas em 15º.   
Lewis Hamilton acelera a Mercedes na bela e moderna pista de Yas Marina (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton acelera a Mercedes na bela e moderna pista de Yas Marina (Foto: Getty Images)
Na volta 21, o prodígio Verstappen vinha em 12º quando fritou pneu em uma freada e pediu para antecipar sua parada nos boxes, retornando em 15º. Hamilton começou o ataque e reduziu a desvantagem para Rosberg de 7s para 4s8. A esta altura, os brasileiros apareciam na frente dos respectivos companheiros de equipe, com Massa em 9º, bem à frente de Bottas, o 16º, e Nasr em 13º, à frente de Ericsson, o 14º.   
Vettel, enfim, fez seu primeiro pit stop, na volta 24. O alemão colocou um novo jogo de pneus macios e retornou em sexto, guardando os supermacios para o fim da prova, para tentar uma grande sequência de voltas mais rápidas. Conhecida por aprontar durante os pit stops, a Williams voltou a prejudicar seus pilotos nos boxes. Desta vez, foi Massa, que gastou longos 4s1 para trocar os pneus na volta 26 e retornou em 11º.   
Na volta 28, a diferença de Rosberg e Hamilton já havia caído para 1s5. O inglês voava baixo na pista de Yas Marina, tirando uma desvantagem de 6s2 para 1s5 em menos de dez voltas. Massa já era o nono, caçando Kvyat, quando a Williams convocou Bottas para os boxes. O finlandês cumpriu os 5s de punição por causa do incidente com Button, e ainda gastou incríveis 5s7 no pitlane, voltando apenas em 16º.    
Rosberg fez mais um pit stop na volta 32, em apenas 2s6, enquanto Hamilton preferiu seguir na pista, com a liderança provisória da prova. Vettel fez seu segundo pit stop na volta 40 e retornou em sexto, atrás de Ricciardo. Duas voltas depois, Hamilton enfim resolveu ir para os boxes, temendo o desgaste excessivo de seus pneus supermacios. O inglês colocou um novo jogo de compostos macios, enquanto Rosberg retomou a liderança da corrida, 12s à frente do companheiro de Mercedes.  
Com 10 voltas para o fim, Hamilton fez a melhor marca da corrida (1m44s713) e andava quase 1s mais rápido que Rosberg. No entanto, o inglês passou a tirar apenas 0s3 do alemão duas voltas depois, e Nico caminhava para mais uma vitória tranquila, com 10s de diferença. Enquanto isso, Massa finalmente conseguiu desbancar o russo Kvyat e assumiu a oitava colocação, sua posição original de largada. Nasr seguia em 15º, à caça do companheiro Ericsson. Verstappen foi punido em 5s por usar a parte de fora da pista para adquirir vantagem em briga com Button.   
A esta altura, Rosberg sustentava 7s7 de vantagem sobre Hamilton e, apesar de reclamar de vibração intensa na parte traseira da Mercedes na última volta, acelerou de forma paciente rumo à vitória, seguido logo atrás pelo companheiro Hamilton. Raikkonen apareceu em terceiro, 11s atrás do britânico. Vettel e Pérez completaram o top 5. Massa cruzou a linha de chegada em 8º, e Nasr em 16º, mas se classificando em 15º graças à punição aplicada a Verstappen.
Nico Rosberg não esconde a euforia no lugar mais alto do pódio do GP de Abu Dhabi, neste domingo (Foto: Getty Images)Nico Rosberg não esconde a euforia no lugar mais alto do pódio do GP de Abu Dhabi, neste domingo (Foto: Getty Images)

CONFIRA O RESULTADO DO GP DE ABU DHABI
Resultado final do GP de Abu Dhabi (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...