Trinta e seis linhas vão deixas de parar dentro do terminal; ônibus metropolitanos também serão remanejados
Trinta e seis linhas de ônibus vão deixar de parar dentro da Estação da Lapa a partir de sábado (14) por causa das obras de reconstrução da estação. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pela Secretaria de Mobilidade (Semob). Ao todo, 67 linhas serão remanejadas por conta das obras no terminal.
Com 70% das obras já concluídas, o subsolo do terminal será fechado, provocando o remanejamento das linhas de ônibus que trafegam no local. No sábado, 14 linhas vão deixar de ter como ponto final a Estação da Lapa e serão remanejadas para a Estação da Barroquinha. São elas: Plataforma, Vista Alegre, Alto de Coutos, São João do Cabrito, Fazenda Coutos, Alto da Terezinha, Rio Sena, Luis Anselmo, Pero Vaz, São Caetano, Vila Ruy Barbosa, Engenho Velho de Brotas, Thomé de Souza e Massaranduba.
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
|
Na segunda-feira (16), sete pontos provisórios serão criados no corredor de acesso à Estação da Lapa. Desses novos pontos, quatro serão no sentido do terminal e três no sentido dos Barris. Assim, 22 linhas passarão a ter como ponto final o corredor de acesso ao terminal: Boca do Rio/Vasco da Gama, Boca do Rio/Centenário, Pituba, Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Alto do Coqueirinho, Aeroporto, Jardim das Margaridas, Itapuã, Praia do Flamengo, Cosme de Farias, Brotas, Brotas/HGE, Valéria, Bom Juá, Cosme de Farias, Fazenda Grande do Retiro, Vila Ruy Barbosa R2, Jardim Nova Esperança, Daniel Lisboa/Barra R1, Daniel Lisboa/Barra R2 e Dom Avelar/Vila Canária.
Por conta do fechamento do subsolo do terminal, 20 linhas serão direcionadas para o térreo. As linhas são as seguintes: Chame-Chame, Lapa/Barra, Garibaldi/Ondina, Ribeira, Ribeira/HGE, Cajazeiras 8, Cajazeiras 10, Cajazeiras 11, Cajazeiras 5, Cajazeiras 6/7, Cajazeiras 7/6, Boca da Mata, Estação Pirajá, Castelo Branco, Fazenda Grande 1/2, Fazenda Grande 3/2, Fazenda Grande 4, Base Naval/Esc. Menores, Base Naval/Av. São Luis, Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato.
Por fim, ainda na segunda-feira, onze linhas deixarão de parar na Plataforma B da estação e farão o embarque e desembarque na Plataforma D. Essa última mudança afeta as linhas Marechal Rondon, Capelinha-Campo Grande/Barra R1, Capelinha-Campo Grande R2, Cabula 6, Narandiba/Noron, Engomadeira, Sussuarana (via Dique do Tororó), Sussuarana (via Vasco da Gama), Novo Horizonte, Pau da Lima e Pirajá.
Por causa dos novos pontos criados no corredor de acesso à estação, os ônibus metropolitanos serão remanejados para a Estação Aquidabã e para o entorno da Rótula dos Barris, próximo ao 5º Centro de Saúde).
De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o grande tráfego de veículos e pessoas no terminal atrapalha o andamento das obras. “Não temos como concluir uma obra deste porte com pessoas e ônibus trafegando de um lado para o outro. A decisão é para agilizar essa nova etapa da reconstrução, garantindo a segurança dos usuários da estação. Fizemos tudo até este momento com muito esforço para não fechar a Lapa e não interferir no dia a dia de quem utiliza o transporte coletivo, mas chegou a um ponto que fica inviável não interditar parte do equipamento pois estaria colocando em risco a vida de cada usuário”, alega o secretário.
Para esclarecer os usuários sobre as novas paradas dos ônibus, agentes da Semob estarão na estação, prestando informações necessárias aos usuários enquanto durarem as obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário