Por |
Anúncio com crianças fora do padrão de beleza para clínica de cirurgia plástica viralizou com enredo de lenda urbana chinesa
A vida da modelo taiwanesa Heidi Yeh se tornou um inferno no campo profissional depois de uma foto para anúncio interno para a clínica de cirurgia plástica Simple Beauty viralizar com uma história mentirosa.
A imagem original – composta toda por atores contratados – representa uma família com pais dentro do modelo de padrão de beleza adotado pelo mundo da estética, sendo Yeh a mãe, e crianças com olhos pequenos e puxados e narizes fora de conformidade com o rosto. A legenda, fazendo alusão aos ganhos da cirurgia plástica, dizia: "A única coisa com que você terá que se preocupar será explicar isso para seus filhos".
No entanto, como conta Yeh, a agência de publicidade autorizou outras clínicas a usarem a foto e, em algum momento, o material foi parar na internet. E foi aí que a situação degringolou, pois novas legendas foram criadas para a foto, assim como novas histórias. Uma delas conta que se trata de uma família real, e que o pai teria descoberto a "fraude" após o nascimento das crianças.
Uma das novas legendas que viralizaram diz: "Cirurgia plástica: você não pode esconder dos outros para sempre". "Quando chegou aos meus ouvidos pela primeira vez, por um amigo, pensei que fosse apenas um rumor", disse ela à BBC. "Mas depois eu me dei conta de que o mundo todo estava espalhando isso em diversos idiomas. As pessoas acreditaram, mesmo amigos do meu então namorado chegaram a me perguntar sobre isso", acrescenta ela que, desde então, está tendo muita dificuldade para conseguir novos trabalhos.
A história lembra uma lenda urbana chinesa, propagada desde 2004, que fala sobre o divórcio de um casal após o nascimento de filhos feios. Na história, a mãe teria feito uma cirurgia plástica sem o conhecimento do pai, antes de conhecê-lo, e acabou revelando sua real genética através das crianças.
A modelo está considerando entrar na justiça contra a agência de publicidade, a JWT, que disse à emissora britânica que não pode ser considerada responsável pelo caso. “Como todos nós sabemos, ningúem controla a internet...nós não podemos antecipar o grau de impacto que algo pode alcanças, como as pessoas vão receber, enxergar ou utilizar o conteúdo".
Tanto a JWT quanto a Simple Beauty alegam ter os direitos de reprodução da imagem e, portanto, podem utilizá-la como bem entenderem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário