Por * | - Atualizada às
Há 28 desaparecidos, sendo 13 funcionários da mineração; esperança de encontrar sobreviventes "vai diminuindo"
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) disse neste domingo (8) ser "muito difícil" encontrar com vida os 13 trabalhadores desaparecidos após o rompimento de duas barragens da mineradora Semarco, em Mariana.
"É muito difícil encontrar as 13 pessoas com vida", disse Pimentel durante entrevista coletiva, segundo o jornal O Tempo.
O governador de Minas, entretanto, afirmou ter esperança de que os 15 moradores que também desapareceram tenham sobrevivido, de acordo com a publicação. Dentre elas estao cinco crianças - a mais jovem, de 3 meses de idade (veja a lista abaixo).
“A gente pode, quem sabe, localizar alguém que fugiu que ficou perdido em alguma localidade, que não foi encontrado. Não quero tirar a esperança de ninguém, pode ser que a gente consiga achar alguém com vida ainda, mas a medida que o tempo vai passando a esperança vai diminuindo”, ressalvou o governador, segundo a Agência Brasil.
O rompimento das barragens ocorreu por volta das 16h de quinta-feira (5). O incidente despejou cerca de 62 milhoes de metros cubicos de rejeitos de mineraçao que soterraram o distrito de Bento Rodrigues, um povoado de Mariana, e se espalhou por outras cidades da regiao. Nesta segunda-feira, a enxurrada deve chegar ao Espirito Santo.
Como não havia uma sirene para alertar os moradores, a Semarco tentou avisar a população por meio de telefonemas à Defesa Civil e a líderes comunitários. Segundo o jornal O Tempo, Pimentel disse que o Estado pode pensar em tornar obrigatória a inclusão de sierenes nas barragens.
As causas são desconhecidas. A Prefeitura de Mariana informa ter registrado dois pequenos tremores por volta das 16h20, horário em que se acredita que o rompimento ocorreu. Ao iG, a mulher de um dos trabalhadores desaparecidos diz ter sido informada por um funcionário da Semarco de que um barulho foi ouvido por volta das 12h. A companhia não confirma a informação.
A Semarco alega que as barragens cumpriam todos os requisitos legais.
Barragem de mineradora se rompeu na região de Mariana (MG), nesta quinta-feira (6). Foto: Corpo de Bombeiros-MG
1/9
*Com O Tempo e Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário