EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Blogueiras mirins, irmãs do DF reúnem 200 mil seguidores na web

Maquiagem, dicas de bonecas e desafios são os principais temas do canal.
Devido ao sucesso, irmãs de 9 e 4 anos vão mudar para São Paulo.

Jéssica NascimentoDo G1 DF
 Eloah e Ester Lourenço, de 9 e 4 anos, gravam para canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)Eloah e Ester Lourenço, de 9 e 4 anos, gravam para canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)
Após fazerem sucesso em um canal do Youtube, duas irmãs brasilienses estão de malas prontas para mudarem para São Paulo. Nascidas em Ceilândia, Eloah e Ester Lourenço, de 9 e 4 anos, conquistaram 200 mil seguidores na web com vídeos de maquiagem, dicas de bonecas e desafios. O dinheiro arrecadado com as visualizações, segundo a mãe, Elaine Lourenço, é investido na poupança das meninas e em equipamentos de filmagem.
Segundo Elaine, a ideia de mudar para São Paulo surgiu após as filhas serem convidadas para alguns eventos na região metropoliana. "Quero investir no desenvolvimento artístico delas. Desde muito pequena, Eloah diz que quer ser modelo e artista. Lá em São Paulo ficaremos mais perto de encontro dos youtubers, por exemplo", explica.
A brincadeira é levada a sério pelas meninas e por Elaine. Os vídeos, que são gravados por uma câmera profissional com microfone, tripé e iluminação, não têm roteiros ou scripts. Tudo é feito a partir da imaginação de Eloah e Ester.
"A ideia surgiu pela vontade da Eloah que já assistia outras meninas que faziam vídeos de bonecas. No dia de seu aniversário, ela me pediu um brinquedo e pediu que eu gravasse. Ela sempre gostou de fotos, é comunicativa e muito criativa. A Ester, que é a menor, está seguindo os passos da irmã e fala que quer ser igual a ela e as outras meninas do YouTube."
Os vídeos do canal  somam mais de 54 milhões de visualizações. O lucro arrecadado depende exclusivamente dos anunciantes de determinado mês. A mãe das meninas é quem cuida das redes sociais, edição e divulgação. "Eu cuido de tudo. No Instagram, por exemplo, são mais de 20 mil seguidores", diz.
Elaine, que prefere não revelar quanto as filhas ganham por mês, conta que a rotina de blogueira não atrapalha a vida escolar e nem o desenvolvimento das crianças."Elas têm horários para as tarefas de casa e estudo. As gravações funcionam como uma brincadeira mesmo, sabe? Elas que pedem pra gravar, gostam bastante e já foram reconhecidas na rua."
Eloah começou a gravar para o canal quando tinha apenas 7 anos. O último vídeo publicado, por exemplo, mostra a menina patinando no gelo e contando sobre as férias escolares. A menina também afirma que "ama ser assistida."
"Adoro receber curtidas das meninas que me seguem. Quando eu era pequenininha, adorava gravar vídeos e tirar fotos com o celular do meu pai. Como amo minhas bonecas e gosto de dar dicas sobre ela e roupas, decidi criar o canal. Acho tudo incrível", conta a blogueira mirim.
Além do dinheiro lucrado com os anunciantes, as meninas ganham mimos e presentes de todo Brasil. Segundo Eloah, caixas de livros e brinquedos são alguns exemplos. "Amo bonecas, dar dica sobre roupinhas delas. É muito bom e divertido. Os vídeos que mais gosto de gravar são desafios e sobre os meu brinquedos. Também já ganhei uma placa de prata de 100 mil inscritos do Youtube."
 
Ester e Eloah fazem maquiagem para canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)Ester e Eloah fazem maquiagem para canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)

Exposição
Para a psicóloga infantil Dayene Dutra, ser blogueira é sinônimo de exposição. Segundo a especialista, pais devem orientar os filhos ao que vestir, como se portar e sobre o conteúdo a ser divulgado. "Os pais devem evitar, por exemplo, a dar pistas acerca de onde moram, estudam, lugares que frequentam ou da rotina da criança ou família", explica.
Além disso, a especialista explica que trabalho e brincadeira têm significados e propósitos diferentes. "Uma criança que tem um canal na internet trabalha fazendo vídeos. É necessário avaliar se esta criança está sendo privada dos seus direitos. Em muitos casos, o foco muda da possibilidade de entreter e divertir para a possibilidade de ganhar dinheiro, e muitas vezes muito dinheiro."
Dayene também acredita que a vida de blogueira não deveria envolver crianças. Entretanto, diz que cabe aos pais, saber se os pequenos estão dispostos a dedicar horas de seu tempo a gravar vídeos e tirar fotos.
"Sugiro que os pais conversem com bastante frequência com estas crianças, com o intuito de orientá-las quanto ao que fazer e quando fazer, bem como para identificar se a atividade está se tornando uma obrigação penosa. Caso a resposta seja positiva, é interessante que um adulto se envolva e cuide para que tudo seja feito da forma mais lúdica possível."
Eloah Lourenço, de 9 anos, segura a placa de 100 mil inscritos no canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)Eloah Lourenço, de 9 anos, segura a placa de 100 mil inscritos no canal do Youtube (Foto: Elaine Lourenço/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...