EMPREENDEDOR DE SUCESSO

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vai prestar concurso? Confira 12 dicas essenciais para se dar bem

Por Laís Martins - iG São Paulo
COMPARTILHE
Tamanho do texto

Veja como levar vantagem em relação aos concorrentes e garantir o melhor desempenho na disputa por uma vaga

Instituições abriram inscrições para concursos neste início do ano
Agência Brasil
Instituições abriram inscrições para concursos neste início do ano
Prestar concurso não é uma decisão de última hora e exige dedicação e preparação dos candidatos. O iG conversou com dois consultores especializados em concursos, Vincenzo Papariello Júnior, sócio-fundador da VP Concursos, e André Lopes, coordenador pedagógico da Gran Cursos e selecionou algumas dicas e informações importantes para ajudar quem quer aumentar suas chances de aprovação.
1) Tomada de decisão
Para André Lopes, coordenador pedagógico, o primeiro passo é a tomada de decisão. A pessoa precisa decidir, com convicção, que irá prestar o concurso. A partir deste momento, será possível traçar um projeto de trabalho. 
2) Elaboração de um planejamento
É preciso sentar e elaborar um planejamento de estudos. "É preciso seriedade com a disciplinas que queremos estudar, com o tempo disponível e os materiais", coloca André Lopes. Isso permitirá um planjejamento das atividades e também um monitoramento de trabalho. 
3) Estabelecer uma rotina de estudos
É importante criar uma rotina de estudos, e para isso, é necessário cultivar o hábito de estudar. "O ideal é iniciar aos poucos, como, por exemplo, uma hora por dia, e aumentar gradativamente essa carga", diz Vincenzo Papariello. 
4) Curso preparatório: vale o investimento?
Como uma espécie de "cursinho", existem escolas que funcionam exclusivamente como curso preparatório para concursos públicos. Existem outras opções, como consultorias, coaching e livros. Papariello avalia que cabe ao aluno avaliar qual a melhor opção para ele. "Fazer por fazer, ou fazer porque os amigos estão fazendo não é a melhor solução", alerta. 
5) Avaliar a necessidade de aulas
Mesmo que o candidato não opte por um curso preparatório, ele poderá fazer aulas para suprir carências, se for preciso. O conteúdo das disciplinas que a pessoa for mais vulnerável poderá ser trabalhado em aulas, coloca André Lopes. 
6) Grupo de estudos: solução ou cilada?
"Pode ser algo interessante, como também pode ser um tiro no pé", avalia Papariello. Para funcionar, exige engajamento e foco por parte dos integrantes, para que o trabalho se torne de fato produtivo. 
7) Tempo de preparação
Muitos candidatos não sabem exatamente com quanto tempo de antecedência devem começar a se preparar para as provas. Segundo Papariello, o ideal é começar a estudar antes do edital, e como nunca se sabe ao certo a data de publicação do edital, deve-se começar o quanto antes. "A maioria das pessoas quer começar a estudar depois que o edital é publicado. Quando você começa o estudo após o edital, as chances estão contra você", diz. 
8) Paciência
André Lopes diz que é preciso muita paciência."Vejo muitos que se frustram se não passam no concurso após três meses de estudo", conta o coordenador. Para ele, um ano, um ano e meio, é um tempo bastante razoável de estudo. 
9) Dedicação máxima
Todo o processo de estudo deve ser acompanhado de dedicação máxima, diz Lopes. Não se pode desistir no meio do processo. É fundamental que os candidatos mantenham uma mesma postura durante todo o processo, para que o esforço não tenha sido em vão. 
10) Diferenças entre concursos municipais, estaduais e federais
De acordo com Papariello, a principal diferença diz respeito à mobilidade que cada vaga oferece. "Concursos federais, em geral, possuem mais mobilidade, ou seja, a pessoa pode assumir em uma localidade e depois mudar para outra; nos Estados e nos municípios essa mobilidade é mais restrita", aponta o coach. No entanto, também influencia a questão financeira, já que em caso de crise econômica, os estados e municípios tendem a ser mais afetados. Isso pode comprometer o pagamento de salários, por exemplo. Um último ponto que Papariello coloca é quanto à frequência das provas. Enquanto concursos federais são mais frequentes, os estaduais e municipais costumam ocorrer com maior intervalo de tempo. 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
11) Quem tem perfil para ser funcionário público?
Para Papariello, é complicado falar que todo mundo tem perfil para o serviço público. Algumas pessoas tem maior identificação com cargos que envolvam empreendorismo, o que os afasta do serviço público. "O serviço público é muito diversificado, e existem muitas áreas de interesse (como social, financeira e fiscalizadora), o que permite que muitas pessoas se identifiquem com cada área."
12) É possível conciliar trabalho com estudos?
É sim possível, diz Papariello. "Uma dedicação integral aos estudos não necessariamente representa uma vantagem. Se o candidato não tiver um bom preparo psicológico, para aguentar a pressão do desemprego, por exemplo, sair do emprego para focar nos estudos pode ser mais prejudicial do que conciliar estudo e trabalho", alerta o coach. O importante é ter disciplina com os estudos. Se a pessoa não tem disciplina, ela deve procurar ajuda, como uma consultoria. 


    Leia tudo sobre: Concursos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

    SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

      SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...