De acordo com a Geo-Rio, 94% do projeto já foi concluído.
Previsão de conclusão é em junho deste ano.
Já estão na reta final as obras de construção do novo Elevado do Joá, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca. O projeto, que faz parte das intervenções viárias para as Olimpíadas do Rio, promete melhorar em 35% a capacidade de tráfego entre São Conrado e a Barra da Tijuca.
De acordo com o presidente da Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), Márcio Machado, resta finalizar a escavação para emboque do Túnel da Barra, além de concluir a pavimentação das vias, instalar a iluminação e realizar o acabamento urbanístico - como a cobertura vegetal em alguns trechos, por exemplo.
De acordo com o presidente da Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), Márcio Machado, resta finalizar a escavação para emboque do Túnel da Barra, além de concluir a pavimentação das vias, instalar a iluminação e realizar o acabamento urbanístico - como a cobertura vegetal em alguns trechos, por exemplo.
“O prazo [para finalizar as obras] é até o final de junho, mas estamos trabalhando para terminar bem antes”, destacou Márcio, que preferiu não estimar a data de entrega da obra.
As obras tiveram início em junho de 2014. Nas imagens cedidas ao G1 pela Geo-Rio, há três trechos do trajeto, fotografado em pelo menos três etapas distintas da construção. São eles o Elevado das Bandeiras, a Ciclovia do Joá e a Ponte da Joatinga. CONFIRA AS IMAGENS.
O maior desafio do projeto, segundo o presidente da Geo-Rio, foi a escavação dos dois túneis, semelhantes aos já existentes no Elevado do Joá. Um deles tem aproximadamente 220 metros, e o outro 430 metros, totalizando 650 metros de via perfurada em rochas. Estes dois novos túneis foram perfurados mais de 40 anos depois dos primeiros – o Elevado do Joá foi construído no começo da década de 70.
O maior desafio do projeto, segundo o presidente da Geo-Rio, foi a escavação dos dois túneis, semelhantes aos já existentes no Elevado do Joá. Um deles tem aproximadamente 220 metros, e o outro 430 metros, totalizando 650 metros de via perfurada em rochas. Estes dois novos túneis foram perfurados mais de 40 anos depois dos primeiros – o Elevado do Joá foi construído no começo da década de 70.
“O nosso maior desafio era fazer uma obra destas com moradias em cima e em volta de toda área onde foram feitas detonações [com explosivos]. Tivemos que fazer detonações cuidadosas para não causar danos nas moradias”, disse Márcio Machado.
O novo Elevado do Joá terá fluxo somente no sentido Zona Sul – Barra da Tijuca, mas poderá funcionar com faixa reversível. Além dos dois novos túneis, paralelos aos já existentes, contará com mais uma pista, uma nova ponte na Joatinga, paralela à já existente, além de contemplar uma ciclovia por toda a sua extensão que, ligada à Ciclovia da Niemeyer, irá compor o trajeto “Tim Maia”, que liga toda a orla da Zona Sul à Barra da Tijuca com ciclovia.
O investimento total da obra é de R$ 457,9 milhões.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário