EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Casos confirmados de dengue no DF sobem 374% em um ano

Foram 3.977 confirmações até a 7ª semana, contra 838 no período de 2015.
Nove pessoas morreram em decorrência da doença desde o ano passado.

Gabriel LuizDo G1 DF
Equipe de combate ao mosquito Aedes aegypti em ação no DF (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)Equipe de combate ao mosquito Aedes aegypti em ação no DF (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)
O Distrito Federal teve 3.977 casos confirmados de dengue até a sétima semana epidemiológica de 2016, informou a Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (26). O número é 374% maior que as 838 confirmações do mesmo período de 2015 e representa um aumento de 84% em relação à semana anterior, quando havia 2.161 casos. Ao todo, nove pessoas morreram por complicações da doença (cinco a mais, de uma semana para a outra).
Em 88% dos casos os moradores são do Distrito Federal. Brazlândia continua sendo a região com maior número de confirmações: 19% de todos os confirmados no DF. No local, 695 pessoas foram diagnosticadas com dengue. O número é 32 vezes maior que o registrado no ano passado.
O novo boletim foi divulgado um dia após a secretaria dizer que não iria divulgar os números relativos à dengue, chikungunya e do vírus da zika até a semana que vem. A justificativa da pasta era uma “oscilação” no Sistema de Notificação de Agravos, do Ministério da Saúde. “Alguns gestores locais possam ter tido dificuldades de acessar o sistema para realizar levantamento de dados.”
Os dados sobre chikungunya e vírus da zika, que normalmente constam no boletim, só serão divulgados na próxima semana. A alegação também é a instabilidade no sistema, usado pelas 27 unidades da federação para agrupar os dados enviados pelas secretarias municipais ao Ministério da Saúde, dessas e de outras doenças. No DF, as informações são repassadas pelos gestores regionais.
O Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) detectou a presença de todos os quatro tipos do vírus da dengue em circulação no DF. Os micro-organismos foram encontrados em amostras de exames de pacientes do Guará,Santa Maria, Plano Piloto, TaguatingaRiacho FundoGamaCeilândia e Samambaia.
Pedido de desculpas
Na última quarta-feira (24), o borracheiro Elder Dias, que foi criticado pelo vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, por manter uma pilha de pneus em frente à loja dele, em Brazlândia, afirmou que recebeu um telefonema do governador Rodrigo Rollemberg pedindo desculpas pelo ocorrido. Segundo ele, o chefe do Executivo também pediu informações sobre o caso, que aconteceu em 13 de fevereiro.
"Ele [o governador Rodrigo Rollemberg] falou: 'Me desculpa pelo acontecido. A gente vai fazer um averiguação'. Ele ainda falou que vinha falar comigo pessoalmente, mas até hoje não apareceu", diz Dias.
Na ocasião, o GDF promovia o "Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti” em Brazlândia, a região com casos de dengue no DF em 2016. Durante o evento, Santana e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, deram uma “bronca” no mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...