Rapaz de Itu aparentava estar em surto quando foi atingido por dois tiros.
Já comando da PM ressalta que ação foi correta e necessária.
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, comentou sobre a atitude de um policial militar que baleou um homem na noite desta quarta-feira (11), em Itu(SP). Moraes, que esteve em Sorocaba nesta quinta-feira (12) para inaugurar o Núcleo Especial Criminal (Necrim), disse que já teve acesso às imagens e acredita tenha ocorrido um açodamento [atitude precipitada] por parte da PM.
“Nós já determinamos a apuração para a corregedoria da PM. São imagens restritas, mas é possível ver que houve um açodamento por parte do policial. Parece-me que era possível ter aguardado um pouco, já que havia outros policiais naquele momento. Também não parece que havia um risco eminente de agressão”, afirma o secretário.
saiba mais
Ainda segundo Moraes, testemunhas também serão ouvidas e o caso será rapidamente apurado, já que dois tiros foram disparados. “Já determinamos rigorosa e imediata apuração. Vamos apurar se os tiros foram desnecessários, já que não havia uma situação de risco. Na imagem que foi gravada, ele não parece que atacaria alguém”, ressalta.
O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (11). De acordo com informações da polícia, a vítima, de 30 anos, ameaçava se matar com um facão e teria, segundo a PM, ameaçado os policiais, que revidaram atirando. O rapaz foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital São Camilo, em Itu, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dele é considerado estável, de acordo com a assessoria do hospital.
Explicação da PM
O comando da Polícia Militar de Itu (SP) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12) para explicar a postura do policial que atirou no homem no trecho urbano da Rodovia Waldomiro Corrêa, no bairro Cidade Nova. Segundo o Capitão da PM Rogério Lima, a atitude foi necessária, já que o rapaz estava causando um risco aos moradores por estar armado com um facão.
O comando da Polícia Militar de Itu (SP) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12) para explicar a postura do policial que atirou no homem no trecho urbano da Rodovia Waldomiro Corrêa, no bairro Cidade Nova. Segundo o Capitão da PM Rogério Lima, a atitude foi necessária, já que o rapaz estava causando um risco aos moradores por estar armado com um facão.
O homem, de 30 anos, foi cercado por policias quando foi atingido por dois tiros. "A ação realmente assustou, mas o que podemos afirmar é que a intenção do policial foi preservar vidas. Ele preservou a vida de terceiros, dos policiais e, inclusive, preservou a vida do rapaz que estava tentando se matar. Ele estava com uma faca e temíamos que ele pudesse cometer suicídio. Nesse momento, o policial fez dois disparos que visavam áreas não vitais, ou seja, o braço que empunhava a faca. Um foi certeiro, mas outro atingiu o baço. A gente coloca essa ação como necessária, já que o rapaz foi socorrido na sequência e permanece no hospital e nenhum morador ficou ferido"
Ainda segundo o comandante, o ideal seria que todas as equipes portassem equipamentos não letais. "Naquele caso em si, aconteceu tudo muito rápido. Os policiais chegaram a acionar a Força Tática, que tem armas de choque, mas no direcionamento da equipe não houve tempo de evitar
Sobre os dois disparos, o comandante ressalta que faz parte de uma técnica usada pela PM. "O policial precisa atirar duas vezes para ter certeza que atingiu o alvo. Ele agiu corretamente, aguardou o melhor momento e fez o disparo. Seria muito difícil imobilizá-lo". O policial será afastado e avaliado. Um inquérito da PM também será instaurado.
Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que a Polícia Militar atira duas vezes em um homem sob aparente surto psicótico em Itu.
Um dos vídeos postados no Facebook e que já teve milhares de visualizações (VEJA AQUI) mostra o rapaz ajoelhado no chão, enquanto segura o facão. Ele está cercado por pelo menos seis policiais, que tentam aparentemente convencê-lo a entregar a arma. O rapaz deita no chão e chega a se sentar. De repente ele levanta em um movimento brusco e dá três passos em direção a um dos PMs, que estão com as armas apontadas. Quando o rapaz retorna para o local onde estava e se afasta dos policiais, leva dois tiros e cai. Dezenas de pessoas testemunham a cena, incluindo crianças.
Um dos policiais grita para os moradores se afastarem do local – muitos deles com celulares na mão para registrar a cena. "Acabou de matar ele aqui", diz o autor do vídeo.
Rapidamente o rapaz é levado em uma ambulância. Ele foi atingido no baço e no braço e está internado no Hospital São Camilo. Segundo o hospital, a vítima passou por cirurgia e o estado de saúde é estável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário