EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Rússia, vento, Brendel.... Os desafios de Isaquias e Erlon em busca do ouro


Após prata no C1 1000m e bronze no C1 200m, baiano se junta ao amigo para brigar pelo primeiro lugar e escrever de vez seu nome na história olímpica do Brasil
19/08/2016 18h43 - Atualizado em 19/08/2016 18h43
Por Cahê Mota, Felipe Siqueira, Gabriel Fricke e Marcelo Russio
Rio de Janeiro, RJ

Isaquias Queiroz vai disputar juntamente com Erlon Souza (Foto: Agência Reuters)
A coleção de medalhas do baiano Isaquias Queiroz na Olimpíada de 2016 está crescendo rápido durante essa semana no Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas, se já conquistou uma de prata no C1000m (canoa para dois atletas em percurso de 1000m), primeira medalha da história da canoagem velocidade para um brasileiro; e uma de bronze no C1 200m, ele quer uma da cor que ainda não conseguiu: a dourada. Diferentemente das outras provas, onde estava em um nível muito parelho ao de seus oponentes, o brasileiro é amplo favorito nessa. Afinal, é o atual campeão mundial e compete juntamente com o conterrâneo Erlon de Souza no C2 1000m no Mundial, em 2015. E, se conseguir o feito, se tornará o único atleta com três medalhas olímpicas numa só edição dos Jogos.
- Temos muita fé que vai vir, porque somos atuais campeões do mundo, somos fortes e vamos batalhar demais para que venha a medalha - falou o confiante Erlon, parceiro de Isaquias.
Confira abaixo os obstáculos de Isaquias Queiroz:
PERIGO ALEMÃO: SEBASTIAN BRENDEL
Aos 28 anos, Sebastian Brendel, da Alemanha, venceu a disputa do C1 1000m com Isaquias Queiroz no início da semana e acabou ficando com o ouro nessa categoria. Além da medalha olímpica no Rio de Janeiro, em 2016, e em Londres, em 2012, ele tem três medalhas em Campeonatos Mundiais: uma prata (no C4 500m) e dois bronzes (C1 1000m, em 2009 e 2010). Tudo bem que o C2 1000m não é sua prova preferida. Mas Brendel é Brendel. Isaquias sabe disso e respeita bastante o adversário, mas, na final da categoria, vai com tudo. O europeu, que tem 92kg, rema com o jovem Jan Vandrey, de 88kg. Ou seja, são 180 kg em um só barco, sendo que Isaquias e Erlon, juntos, pesam 163kg (78kg e 85kg), formando uma parceria mais leve.

Sebastian Brendel canoagem (Foto: Reuters)
RÚSSIA: olho neles
Ilia Shtokalov e Ilya Pervukhin são uma dupla a se observar. Shtokalov, de 29 anos, está no aguardo para saber se comemora a medalha de bronze no C1 1000m na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ele ficou em quarto na prova em que Isaquias foi prata, mas o terceiro colocado, Serghei Tarnovschi caiu no antidoping em exame realizado antes dos Jogos, cujo resultado só saiu agora. A Federação Internacional de Canoagem (ICF) inicialmente emitiu um comunicado dizendo que o russo herdaria o pódio de Tarnovschi. Mas, depois, a entidade soltou outra nota oficial dizendo que o resultado conquistado na água segue o mesmo até que todas as instâncias de recursos sejam esgotadas. De qualquer forma, é um atleta experiente que, em Londres 2012, terminou em oitavo na disputa do C1 1000m.

Atleta da Moldávia pode ter de entregar medalha a russo (Foto: Reuters)
Já Ilya Pervukhin, com apenas 25, coleciona várias medalhas e conquistas. Em Londres 2012, foi medalha de bronze justamente no C2 1000m. Levou o ouro no C4 1000m na etapa mundial de Moscou, na Rússia, e a prata no C2 1000m na de Duisburg, na Alemanha. Além disso, tem três ouros a nível europeu e um na Universíade, sendo considerado um dos maiores talento da nova geração do país.
ucrânia: vencedora da copa do mundo na alemanha
Isaquias e Erlon foram campeões nessa modalidade no Mundial de Milão, na Itália, mas acabaram se saindo mal da etapa da Copa do Mundo em Duisburg, na Alemanha, no mês de maio, e ficando na sétima colocação, sem medalhas. Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk, da Ucrânia, levaram a medalha de ouro em terras alemãs e ainda foram bronze na parada na República Tcheca. Eles ainda são os atuais campeões europeus.

Isaquias Queiroz e Erlon de Souza após bater a Ucrânia na eliminatória (Foto: Reuters)
Mas, quem viu a prova eliminatória desta quinta-feira, reparou que os dois não entraram tão bem na Olimpíada do Rio 2016. Os brasileiros finalizaram sua bateria com autoridade, em primeiro lugar, se classificando diretamente para a decisão, com o tempo de 3m33s269, enquanto Ianchuk e Mishchuk conseguiram fechar em 3m35s284, marca que, contando também a outra bateria, os deixaria em quarto lugar. Os alemães Brendel/Vandrey finalizaram com 3m33s482, e os cubanos Torres/Jorge, com 3m34s939, na classificatória. Na semifinal 1, a Ucrânia avançou em primeiro, com o tempo de 3m38s384.
VENTO NA LAGOA
Ainda que o vento não seja tão determinante nas provas do C2, pelo fato de haver dois competidores, um remando de cada lado, e a estabilidade ser maior que nas disputas do C1, Isaquias tem comentado muito desse fator da natureza ao sair da água no Rio de Janeiro. Na eliminatória do C2 1000m, por exemplo, disse que gostaria de ter feito uma prova mais limpa e com um tempo melhor, mas explicou que a ventania criou ondas que atrapalharam o barco. A previsão do INMET (Instituto de Meteorologia), é de ventos fracos e moderados no sábado.

Lagoa Rodrigo de Freitas: será que o vento pode atrapalhar? (Foto: Edgard Maciel de Sá)
fadiga por competir três provas no rio
Isaquias Queiroz certamente está preparado para competir em três provas numa só edição olímpica. Mas é um feito que nenhum brasileiro conseguiu antes. Jesús Morlán, seu técnico espanhol, treinou forte com o jovem durante muito tempo em Lagoa Santa, Minas Gerais, para tornar isso possível. Num regime de oito semanas de treinos e uma de folga, o baiano se preparou da melhor forma possível. Mas é claro que disputar três categorias, cada uma com sua característica, em um só torneio, não é fácil. Com muita tranquilidade, contudo, o brasileiro até brinca que o treino de Jesús é mais duro e que o cronograma da competição no Rio ajudou porque prevê períodos de descanso, já que, num dia, são disputadas as eliminatórias e semis e, só no outro, o atleta volta à água para a final.
- A gente falou: vamos nos classificar para a final direto para não pegar uma semifinal forte e correr o risco de competir mal na final - explicou Isaquias em referência à estratégia da eliminatória de sexta-feira.
Confira a programação deste sábado e os rivais de Isaquias:
Horários e provas:
9h - Final B do K1 200m masculino
9h07 - Final A do K1 200m masculino
9h14 - Final B do C2 1000m masculino
9h22 - Final A do C2 1000m masculino
9h40 - Final B do K4 500m feminino
9h47 - Final A do K4 500m feminino
10h04 - Final B do K4 1000m masculino
10h12 - Final A do K4 1000m masculino
Prova de Isaquias/Erlon, C2 1000m final A, veja abaixo:
Raia 1 - Henrik Vasbanya / Robert Mike (HUN)
Raia 2 - Gerasim Kochnev / Serik Mirbekov (UZB)
Raia 3 - Dmytro Ianchuk / Taras Mishchuk (UCR)
Raia 4 - Sebastian Brendel / Jan Vandrey (ALE)
Raia 5 - Isaquias Queiroz / Erlon de Souza (BRA)
Raia 6 - Serguey Torres / Fernando Jorge (CUB)
Raia 7 - Jaroslav Radon / Filip Dvorak (RTC)
Raia 8 - Ilia Shtokalov / Ilya Pervukhin (RUS)
Mais cedo, às 9h14, acontece a final B. Veja os competidores:
Raia 4 - Mateusz Kaminski / Michal Kudla (POL)
Raia 5 - Mussa Chamaune / Joaquim Lobo (MOZ)
Raia 6 - Ferenc Szekszardi / Martin Marinov (AUS)
+ O DNA Time Brasil
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Veja o quadro de medalhas atualizado
+ Confira todos os resultados da canoagem na Rio 2016
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...