EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

VÁRIOS PONTOS DAS OLIMPÍADAS RIO 2016


QUEDAS E LESÕES

Os jogos foram dolorosos para alguns dos atletas. No primeiro dia das competições de ginástica artística, o francês Samir Ait Said protagonizou um momento tenso. Ele caiu de mal jeito em um salto e teve fratura exposta na perna. No levantamento de peso, um atleta armênio quebrou o braço durante a apresentação.
A holandesa Annemiek van Vleuten liderava a prova de ciclismo e, faltando apenas 10 km para a linha de chegada, sofreu uma queda impressionante na descida da Vista Chinesa ao perder o controle em uma curva.

CONTINÊNCIA NO PÓDIO

Chamou a atenção do público a continência de alguns atletas no pódio durante o hasteamento da bandeira. Eles fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. As judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar, por exemplo, são da Marinha. E os ginastas Arthur Zanetti e Arthur Nory são da Aeronáutica, assim como o saltador Thiago Braz. O técnico de Zanetti criticou o fato de o investimento ser feito apenas atletas de alto rendimento. "Apoiar atleta de alto nível é muito fácil. Quero ver apoiar a criança até chegar lá", questionou Marcos Goto. "Pegar atleta pronto é fácil."

O ginasta Arthur Zanetti presta continência cerimônia após receber a medalha de prata no solo (Foto: Julio Cortez/AP)

Rafael Silva, o Baby, presta continência no pódio ao receber a medalha de bronze (Foto: Murad Sezer/Reuters)

Arthur Nory presta continência durante cerimônia em que recebeu a medalha de bronze no solo (Foto: Mike Blake/Reuters)

PROTESTOS NOS ESTÁDIOS

Oclima de protestos pôde ser sentido já na cerimônia de abertura da Olimpíada. O presidente em exercício, Michel Temer, foi vaiado durante sua fala ao abrir oficialmente os Jogos e também recebeu manifestações de apoio. Nos dias que se seguiram, por causa de uma lei sancionada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, pessoas que portavam cartazes de protesto e com a inscrição "Fora, Temer" foram retiradas das arenas pelas forças de segurança.
Mas, no dia 8 de agosto, uma liminar da Justiça Federal vetou a proibição de protestos nas arenas e estabeleceu multa para o Estado do Rio, a União e o Comitê Olímpico caso a medida fosse descumprida. Os protestos foram, então, liberados.

Torcedora segura cartaz de protesto (Foto: AP)

O MISTÉRIO DAS ÁGUAS

Um mistério deixou atletas, público e organizadores dos esportes aquáticos preocupados durante a Olimpíada: a água da piscina no Parque Maria Lenk ficou verde no primeiro dia da competição de saltos ornamentais. Apesar do estranhamento entre os atletas, a competição aconteceu normalmente. No mesmo dia, o Comitê Rio 2016 anunciou que fez testes de qualidade na água e que ela não oferecia riscos à saúde dos atletas. Mas a causa ainda não havia sido descoberta, e o comitê chegou a dizer que eram algas.
No dia 13, o mistério foi desvendado: o erro foi o despejo indevido de 80 litros de peróxido de hidrogênio, um produto químico que elimina a matéria orgânica da água. A mistura do produto provocou uma reação química que "enganou” os sistemas elétricos de controle dos níveis de cloro das piscinas.

ROUBOS DE VERDADE

Ao contrário de Ryan Lochte e companhia, outros atletas e até um ministro tiveram histórias reais de assaltos para contar. Um atleta britânico disse à polícia ter sido roubado enquanto se divertia à noite na cidade.
Além disso, dois nadadores australianos, Joshua Palmer e Emma Mckeon, foram punidos por chegar tarde à Vila Olímpica depois de uma festa – e um deles disse que foi roubado. Palmercontou ter sido abordado por um homem e obrigado a sacar R$ 1 mil.

Já o ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, foi assaltado na noite do dia 6 na Zona Sul do Rio. Ele teria sido ameaçado com uma faca e teve que entregar o dinheiro e o celular. A polícia prendeu em flagrante o ladrão e recuperou os pertences do ministro.

VIOLÊNCIA SEXUAL NA VILA

Atletas de quatro delegações são investigados por estupro, agressão ou assédio sexual contra camareiras na Vila Olímpica. Dois deles chegaram a ser presos por estupro. No dia 5 de agosto, o pugilista marroquino Hassan Sada foi preso por suspeita de estuprar duas camareiras. O atleta negou ter cometido o crime. A polícia informou que ele atacou as duas, apalpando uma das vítimas e apertando os seios da outra.
Sada deixou o presídio de Bangu após conseguir habeas corpus no dia 12, mas teve de entregar o passaporte e não poderá deixar o Brasil sem autorização judicial.

O pugilista da Namíbia Jonas Junias Jonas também foi preso por suspeita de estuprar uma camareira, que ele teria tentado agarrar e beijar. Na denúncia, ela citou que o pugilista ofereceu dinheiro em troca de sexo. Jonas deixou Bangu no dia 11 após conseguir alvará de soltura para enfrentar o francês Hassan Ansille, mas perdeu.

Antes do inicio da Olimpíada, o segurança Genival Ferreira Mendes, funcionário da empresa Gocil, que prestou serviços ao Comitê Rio 2016, foi autuado em flagrante no dia 31 de julho por estupro de vulnerável. De acordo com a polícia, a vítima dormia no alojamento do velódromo, no Parque Olímpico, quando ocorreu o ataque.

MORTE DO TÉCNICO ALEMÃO

Técnico de canoagem slalom, o alemão Stefan Henze morreu após sofrer um acidente de carro na madrugada do dia 12 de agosto. Um outro ocupante teve ferimentos leves. A polícia diz que o motorista deles não apresentava sinais de embriaguez, mas o caso continua sendo investigado.
Henze tinha 35 anos, era ex-atleta e ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de Atenas, em 2004. Sua família autorizou a doação de seus órgãos, e coração foi transplantado por médicos do Instituto Nacional de Cardiologia em 17 de agosto. Os rins e o fígado foram doados a pacientes inscritos na central estadual de transplantes.

CRÉDITOS:

Infografia: Leo Aragão
Design: Juliane Monteiro, Karina Almeida e Roberta Jaworski
Desenvolvimento: Fábio Rosa e Rogério Banquieri
Conteúdo: Cauê Muraro e Cida Alves (Edição) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...